Monday, March 27, 2006

Em contato com a natureza


Parada para uma pose durante uma trilha em um parque em New Hampshire
Essas fotos sao de fevereiro, mas como agradecimento ao ultimo inverno por ter sido tao bonzinho comigo, resolvi publica-las. O frio foi bem ameno nesse inverno e os dias de neve foram poucos comparados com os dias sem neve do ano passado. A familia do meu marido tem uma casa estilo cabana em New Hampshire onde adoramos ir para fugir do estresse do dia-a-dia e tomar muita cerveja sem ter que nos preocupar em dirigir depois… hehehe Alem disso, e’ um final de semana diferente nao ter televisao, computador ou telefone por perto, e assim poder aproveitar uma quantidade imensa de parques e estacoes de esqui que New Hampshire oferece. O contato com a natureza e’ um dos prazeres mais simples que ha. Melhor ainda e’ quando temos a companhia de amigos no fim de semana. Essas fotos foram tiradas nos dias amenos do inverno, na companhia de pessoas super agradaveis. A maquina equilibrada na pedra captura um de nossos momentos de descontracao.


Fazendo trilha em New Hampshire- apesar do gelo, a temperatura estava amena


Fazendo trilha em New Hampshire

Thursday, March 23, 2006

Foto prometida...


Eu com o livro que ganhei: The Aladin Factor

A Claudia fez um sorteio entre os visitantes do blog dela para comemorar 100.000 visitas que ele atingiu! Muito legal, ne?! Pois e’, com muuuita fe um dia eu chego la! hehehehe Eu, que nunca tive sorte em sorteio, loteira, bingo nem nada parecido, fui a ganhadora do sorteio! Como prometido, estou divulgando a foto com o livro que ganhei da Claudia! Assim aproveito p/ mostrar tambem meu novo visual: cabelos mais curtos e arrebitados (nos dias bons) e com um vermelho bem mais escuro do que estou acostumada (no sol fica mais bonito). O livro veio em um bom momento; e’ sempre bom repensar certos aspectos da vida antes de uma mudanca profissional.

Obrigada novamente, viu Claudia?:) Com ja disse antes, tem muita coisa na sua personalidade de aquariana que eu me identifico. Tem sido otimo poder conhece-la cada vez melhor. Beijinhos.

Monday, March 20, 2006

5 Manias

A Andrea me passou a bola dessa brincadeira onde cada um tem que enumerar 5 manias em seu blog, entao ai vai:

Mania de fazer “to do” listas e tabelas. Listas de afazeres me ajudam a organizar minhas prioridades na agenda do dia e da semana, e tabelas me orientam em como e quando executar as tarefas. Crio tabelas e planilhas para tudo: orcamento familiar, horarios de estudo, gastos pessoais, e ate para dietas. Alias, minha vida ultimamente tem-se resumido a seguir tabelas de horarios... Apos minha aprovacao na tese, resta-me documentar tudo que apresentei durante o ano e meio que trabalhei no projeto em um livro que ficara na biblioteca da escola. Sem o livro, nao recebo meu diploma em maio. Claro que nao vou deixar isso acontecer, ainda mais agora que estou pulando de felicidade porque meus pais e meu irmao estao vindo para minha formatura. Pelo mesmo motivo, eu estou freaking out about it. So tenho praticamente um mes ate o prazo final e meu nivel de estresse anda elevado… Nao sei se conseguiria administrar meu tempo sem tentar me diciplinar com os horarios que estabeleco p/ mim mesma. Por sinal, deixem-me apressar aqui porque eu so tenho uns 15 minutos por dia para “blogar” (a nao ser que eu der minhas “fujidinhas” pela internet na hora do trabalho) e, aos domingos, 1 hora! hehehehe.

Mania de ler os fatores de nutricao antes de comprar produtos comestiveis. Ir a feira comigo e’ um jogo de paciencia: nada entra no carrinho sem antes eu ter checado as calorias do produto e os niveis de colesteriol, sodium, carboidrato, fibra, proteina, etc. Quem tiver curiosidade em aprender e’ so olhar
aqui.Podem rir do exagero, mas eu me preocupo bastante em comer de uma forma saudavel constantemente, ainda mais vivendo em um pais que e’ o rei da comida processada e enganacao nos rotulos.

Mania de guardar copia de e-mails pessoais que recebo, assim como cartas e cartoes. Nao consigo apagar nenhum e-mail pessoal sem te-lo guardado em sua devida pasta no meu computador (principalmente se passar de 5 linhas…). A amiga que mais me escreve, Renata, tem uma pasta especial so para ela. Sentimentalismo? Talvez, mas acho que a memoria e’ falha mesmo, entao guardo o que posso, e tambem porque aquelas pessoas importam muito para mim.

Mania de tirar foto. Essa e’ uma mania que eu ja me curei um pouco mais de um tempo para ca’. Era so saber que ia encontrar um grupo de amigos que eu ja botava minha maquina na bolsa. Sao tantas as fotos que tiro que, quando eu chego de uma viagem, eu passo uma eternidade para conseguir organiza-las e envia-las.

Mania de beber diet coke e café: meu dia so comeca com um bom copo de café e continua com tudo que adiciona mais cafeina ao meu organismo. Esse e’ um vicio-mania que nao sei se tem cura.

Enfim, mania e’ tudo aquilo que a gente repete tanto que nem nota. Pensava que nao as tinha, mas poderia continuar aqui por um bom tempo. Desculpem os organizadores da corrente, mas como ja vi essa brincadeira em quase todos os blogs que visito, eu a encerro por aqui. Quem quiser dar continuidade, sinta- se convidado.

Wednesday, March 08, 2006

Blogagem coletiva para o Dia Internacional da Mulher


Zaha Hadid, unica arquiteta a ganhar o premio Pritzker Prize, considerado o premio Nobel da Arquitetura
“One is not born, but rather becomes, a woman”.
Simone de Beauvoir no livro “O Segundo Sexo”

Demorei a entender o que realmente significa ser mulher. Foram tantas mentiras que me contaram que levei anos para devenda-las uma por uma. Na minha adolescencia, escutei que existia comportamento apropriado para os rapazes e paras mocas. Facil: para os homens tudo era permitido e para as mulheres tudo era negado. Eu sempre pensava: como e’ facil ser homem. Homem tem a liberdade de sair sozinho e niguem estranhar, de “ficar” e transar a vontade sem ser criticado, geralmente escolhe do que e’ escolhido, e alem de tudo, nao precisa gastar com cabeleireiro, maquiagem, bolsas, crèmes para cada parte do corpo, etc, etc. Tudo que lhe sera exigido e’ um trabalho que pague decente. E para mulher?

Ensinaram-me que demonstrar emocao e’ sinal de fraqueza, que carreira e’ aquilo que so’ acontece para mulher quando o casamento e os filhos permitem, que mulher depois dos 30 e’ velha, e que homem que nao paga conta para mulher e’ homem-pela-metade. Tudo conversa para boi dormir. Pois bem, sou tao contra certos pensamentos machistas que ate me embrulha o estomago falar deles. Mas a verdade e’ que herdamos algo das geracoes passadas, onde os filhos eram criados para o mundo e as filhas para o lar.

Antes de culpar meus bisavos, volto mais alem no tempo para apontar dedo para os filosofos que criaram as bases do pensamento ocidental. Com a introducao do pensamento dualistico corpo-mente no seculo XXVII por Descartes, uma erronea forma de pensar foi proliferada: a ideia que as questoes da mente sao separadas das questoes do corpo, e que a primeira esta acima da segunda. Como a mulher era tida como quem possui uma relacao proxima a seu corpo, a mulher foi relegada a segundo plano. Porque? Ora, a mulher e’ “lembrada” todos os meses que e’ mulher, a mulher amamenta, a mulher gera a vida. Alem disso, o corpo reage a percepcoes externas e demonstra emocoes. Todas as questoes do corpo que nao podiam ser cientificamente explicadas, eram tratadas como disfuncionais. Ideias de racionalidade nao conseguiam explicar um corpo representativo de emocoes, sentimentos e qualidades perceptuais associados a mulher. Como disse Platao: “nos estamos de fato convencidos que para se conquistar o conhecimento puro de algo, nos precisamos nos livrar do corpo e contemplar as coisas por elas mesmas…”. Ou mesmo Russeau, quando disse: “Consulte a opiniao das mulheres (apenas) nas questoes do corpo, em tudo aquilo relacionado aos sentidos. Consulte o homem em questoes de moralidade e tudo relacionado ao conhecimento”.

Conceitos de razao e conhecimentos estabecidos na filosofia ocidental ajudaram a criar a dicotomia entre corpos “femininos” e mentes “masculinas”, ou seja, do homem como o ser racional e a mulher como o emotivo. O problema e’ que o pensamento dualistico tende a reinforcar descriminacao e dominacao. Ao inves de entendermos a forma como duas ideias diferente (e aparentemente opostas) interagem, as dicotomias nos fazem pensar em termos de “isto ou aquilo”, onde uma nega a outra. A verdade e’ que o objetivo e subjetivo, a razao e a emocao e o corpo e a mente, necessitam um do outro para equilibrarem forcas, para demonstrarem que e’ possivel celebrarmos diferencas sem negar o quanto um e’ imprecindivel para existencia do outro.
O feminino celebra a mulher. Verdade. Contudo, o feminino nao e’ exclusivo da mulher, ele vai alem das representacoes biologicas do sexo para traduzir qualidades relacionadas a sensibilidade, misterio, desejo, subjetividade e intimidade. Dizer que o homem esta em “contato com seu lado feminino”, e’ reconhecer que existe um equilibrio de forcas dentro dele, e isso o torna mais interessante. De repente, ele nao tem vergonha de demonstrar emocoes e passa apreciar mais arte, musica e poesia abertamente, por exemplo. A mesma coisa acontece quando a mulher aje segundo o entendimento que moral e etica independe do genero da pessoa, e consegue transpassar imposicoes e restricoes sociais, ou mesmo regras pre-determinadas de condulta. E’ quando a mulher e’ bem sucedida no universo “masculino”, mas nao tem que negar sua femininidade para tanto. Afinal, como li em algum lugar, “mulheres bem comportadas nao fazem historia”.

Sei que ainda ha muitas barreiras a serem trangredidas, sempre ha’. Sejam culturais, sociais ou mesmo religiosas, muitas batalhas ainda nao foram ganhas. Ainda e’ comprovado que homens ganham mais que mulheres desempenhando a mesma funcao, e que existe preconceito em relacao a mulher em certas profissoes. Ainda nao vivi para ver uma mulher presidente no Brasil ou EUA. Pelo menos vivi para ver uma mulher ganhar um dos premios maximos da arquitetura, o Pritzer Prize (
www.pritzkerprize.com) , que foi dado a Zaha Hadid em 2004. Por isso dedico esse texto a Zaha Hadid. Por outro lado, o premio do Gold Medal dado pelos American Institute of Architects (AIA), foi dado a 57 homens e nenhuma mulher desde sua fundacao em 1907.
Hoje eu sei que posso chorar e ser racional, que nao e’ problema meu marido cozinhar melhor que eu, que carreira e casamento nao sao inimigos, que nao importa quem ganha mais no casamento, e que machismo e’ ignorancia. Afinal, ser feminina nao e’ ser submissa e ser sensual nao e’ necessariamente usar decote ou se ver como objeto sexual. Inteligencia E’ sensual. O pior preconceito pode estar na cabeca das mulheres. E’ preciso nao acreditar nas mentiras que lhe foram ditas.

Ainda bem que os tempos sao outros. Se nao sao, eu os fiz acontecer para mim. Agora me sinto livre que nem homem para ser mulher.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Esse texto faz parte de uma blogagem coletiva sugerida pela Denise (www.sindromedeestocolmo.com). Acessem o site dela para ver outros participantes da lista.

Sunday, March 05, 2006

Sobre o ultimo post...

A todas que comentaram o post passado:
Meninas, voces tem toda razao! Mesmo que o blog nao esteja no topo da minha lista de prioridades na vida, tenho aprendido bastante com toda essa experiencia, feito contatos com pessoas super interessantes e a ainda tenho tido a oportunidade de agir sobre minhas reflexoes aqui. Por exemplo, depois do texto onde mencionei que estava fora de meu peso, entrei na academia no outro dia e comecei a malhar desde entao e isso tem sido otimo (apesar de ter cortado mais tempo da minhas noites, mas... e' tudo por uma boa causa!). Depois do texto sobre meu problema la no trabalho, chamei a arquiteta e meu chefe para uma reuniao para esclarecer tudo que estava acontecendo e chegamos a um entendimento de como evitar os tais problemas no futuro. Depois desse ultimo post, reorganizei meu tempo para acolher mais leituras de revistas e livros sobre arquitetura. Tudo isso demonstra aspectos muito positivos da experiencia de "blogar" (esse verbo ja entrou no Aurelio?).
E' que quando vejo o cuidado que todos tem com seus blogs, a forma delicada que todos respondem sempre os comentarios, eu fico me sentido culpada... Vai ver que e' pelo fato de eu ser extremamente exigente comigo mesma em tudo que eu faco, algo que pode ser considerado uma qualidade ou um defeito, entao e' dificil para mim fazer algo que eu nao esteja dando meu melhor. Alem disso, eu tenho meus dias em que mergulho profundamente em meus pensamentos, os dias em que nada e' leve e que eu me sinto diferente do resto do mundo. Normal, isso se chama TPM, nao? Sao dias cinzos, mas de uma beleza inexplicavel. Tudo fica a flor da pele. Enfim, agradeco a compreensao de todos! Esse blog ainda esta vivo! Aleluia!