Saturday, January 20, 2007

Pensamentos de um dia frio, de um inverno saudoso...

Sem chances de mostrar o bronze. Voltei de viagem na semana mais fria desse inverno em Boston. Minha orelha parecia “queimar” enquanto eu esperava o metro na ida ao trabalho. Pelo menos estou sem maquiagem, ai o rosto ainda demonstra um pouco da cor bronzeada que o sol causou. Tambem nao tive opcao: nao tenho nenhum po’ compacto ou base que de certo com essa nova cor da minha pele. Pelo menos uma semana no ano me deu o direito de ir trabalhar com a cara limpa! (assim, so’ com um brilhinho nos labios).

Toda volta de viagem pede de mim alguns dias de readaptacao. Normal. Tudo se acumula. O ritmo da vida segue sem nos. Centenas de e-mails a serem lidos no trabalho me ocuparam boa parte do tempo essa semana. Pensei: sem estresse! Cada coisa a seu tempo. Primeiro a cozinha: jogar fora alimentos expirados e renovar a despensa. Depois ver as contas recebidas, dessarumas as malas, organizar as centenas de fotos que registraram momentos tao especiais... E foram muitos. A raridade de ver pessoas que eu amo e considero torna tudo mais especial. Penas que sao breves. Num piscar de olhos eu ja estou aqui longe de todos novamente. E’, nao e’ tao facil voltar…

Talvez o frio, talvez a saudade de uma vida que nao existe mais, tudo isso me deixa pensativa nos meus primeiros dias de volta do Brasil. Aqui, tudo e’ tao serio, tao cheio de responsabilidades e expectativas profissionais que as vezes me sinto responsavel em justificar para mim mesmo o porque de ter deixado a vida tranquila no Brasil. Essa cobranca que tenho constante em mim de construir um futuro coloca um peso maior em todas as decisoes que faco no meu hoje. Ter finalmente iniciado a pagar um plano de aposentadoria privada essa semana me deixou ainda mais pensativa: O que sera de mim nos meus proximos trinta e pouco anos de carreira? Me sinto no comeco de uma longa jornada e as opcoes ainda sao muitas na minha pessoal e carreira professional…

Dois mil e sete ainda e’ uma incognita para mim… Alem da monitoria em Pratica Profissional na BAC, estou matriculada em mais dois cursos de administracao na Harvard: um de Financa e outro de comunicacao em negocios. “Loucura”, escuto de minhas amigas. Mal acabei o mestrado e ja estou esquecendo de cuidar de mim novamente. Porque nao um ano mais relaxante, com direito a idas frequentes a uma academia de ginastica e dedicacao exclusiva ao trabalho? Nao sei responder… Ando com medo de ser mais ou menos em tudo, uma generalista da vida… Afinal, tambem tenho planos pessoais a espera de serem desengavetados... E logico, ha a pressao da vida de que eu procrie, entao tudo passaria a segundo plano quando eu encomendar um baby de quebra. Planejo ate o quanto posso; a vida que decida o restante por mim.

Ja sinto falta de todos. La no Brasil, sinto essa estranha sensacao de que minha segunda vida permanece ali, imutavel. Isso e' gostoso. Ao mesmo tempo, a sensacao de que todos tem uma ideia de quem eu era mas realmente poucos sabem quem eu sou hoje. Tambem ninguem me faz perguntas. Nao importa, o carinho mutuo e’ o mesmo e isso e’ muito bom saber. E’ bom saber que certas coisas nunca mudam.

Aqui, aos poucos a vida vai voltando ao normal. Ja ja vou a um jantar vegetariano oferecido para um pequeno grupo de amigos (e ex- colegas de trabalho de meu marido). A noite promete ser agradavel. As malas que esperem! Saber priorizar e’ uma arte que me requer entendimento. Porque queira eu ou nao, nada nunca vai ser perfeito… Talvez ser mais ou menos em tudo, mas a procura constante de aperfeicoamento em todos os aspectos possiveis seja o grande segredo da vida. Ou vidas, como gosto de me referir aos dois mundos contrastantes que eu carrego em mim.

6 Comments:

At January 22, 2007 12:21 AM, Anonymous Anonymous said...

Oi Luciana,
Realmente mudar alguns rumos na vida não é nada fácil pra quem se cobra muito, como nós. Espero que você saiba sempre aproveitar essa energia na vida, que por sinal, poucos têm e se arriscam.
Sucesso.
Abraços.

 
At January 25, 2007 4:52 PM, Blogger Andréa said...

Nao gostei de ler sobre "pressao pra que vc procrie". Para com isso, Lu, estamos em 2007. "Procrie" somente se e quando quiser, por favor!!! Enquanto isso, estude sim, cuide de vc, faca tudo o que der na telha, afinal a vida eh curta, mas aproveite muito, sem sentir pressao dos outros. Beijoa de feliz 2007!

 
At January 27, 2007 6:29 PM, Anonymous Anonymous said...

Lu...sempre eh bom quebrar pontes que a ligam ao passado.Assim, voce retem uma vivacidade, uma inocencia e nunca perde a propria infancia.Muitas vezes voce precisa quebrar todas as pontes para ficar limpo e novamente comecar.Assim um artista,um pintor, um poeta, alguem precisa criar algo novo a cada dia.A lousa estara limpa, e a partir desse frescor, nasce a criatividade.

 
At February 01, 2007 7:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá, amiga! Peguei o endereço do seu blog em um dos blogs amigos e, motivada pela importãncia da mensagem, deixo aqui um comunicado importante para pessoas que se interessam pelo presente e futuro do nosso planeta:

Mobilização pelo Planeta Terra - 1º de Fevereiro

Amanhã 1º de fevereiro de 2007, em todo o mundo, haverá grande mobilização. Participem! Cidadãos pela cura do Planeta! A Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) lança um apelo simples, a todos os
cidadãos, de se dedicarem por cinco minutos à Terra. Todo o mundo apagará por cinco minutos suas lâmpadas e aparelhos domésticos - entre 19h55min e 20 horas (horário de Brasília) - 18h55min às 19 horas (no Nordeste).

Não se trata apenas de economizar eletricidade neste dia, mas também chamar a atenção da mídia e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia e a urgência de agir! Cinco minutos de repouso para o Planeta Terra.

Não toma muito de seu tempo, não custa nada, e isso mostrará aos candidatos à presidência da França (e também a outros candidatos e atuais presidentes de outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada
em conta em qualquer decisão política.

Por que dia 1º de fevereiro? Amanhã será apresentado na França um relatório feito por um grupo de técnicos em climatologia da ONU. Os cidadãos não podem deixar escapar a ocasião para manifestarem sua opinião sobre a
urgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial.

Se todos participarem, essa ação poderá aparecer na mídia e ter peso político. Faça circular ao máximo esse apelo entre os seus amigos, colegas e parentes. A diferença de fuso horário com relação à França não tem importância porque o Brasil se manifestará ainda no amanhã (das 19h55min às 20 horas, de Brasília - 18h55min à 19 horas, do Nordeste).

Laurent ROUSSERIE - Assistant au Chef de Projet
Veja mais no sítio: http://simplesassim.org/blog/category/meio-ambiente/

_____________________________________________
Maristela Crispim
Jornalista (Mtb CE00957-JP)
Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC)
(85) 9978.0262


__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

 
At February 12, 2007 8:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi, LU.
Li a página inteira, vi as fotos. Adorei os desenhos dos vestidos,cujas obras inspiradoras estive estudando semana passada, para ajudar minha filha num exame. Vi que esteve na Espanha no ano passado... e sei que ja estive aqui antes. Mas eu tb me afastei um bocado do blog e meio que desapareci da vizinhança. Este ano estou com ganas de voltar, visitar, ler, conversar...
Um beijo.
Ps. Eu estudei muito e trabalhei demais, ao final descobri que é preciso guardar um tempo para o ócio, para as pessoas, para criar e manter os laços afetivos... Nao se deixe tragar pela vida profissional.
Perdoe a intromissao, tá?

 
At February 13, 2007 12:45 PM, Blogger Andréa said...

Cade tu, minha arquiteta favorita????

 

Post a Comment

<< Home