Sunday, November 20, 2005

Numeros na cabeca

Faltam…
17 dias p/ minha apresentacao final (!),
20 dias p/ eu estar em algum lugar “bebemorando” com os amigos,
24 dias p/ eu estar caminhando pelo bairro de Recoleta e La Boca em Buenos Aires,
30 dias p/ eu abracar minha familia no Brasil…

Things I need to remember to escape the moment.

Saturday, November 12, 2005

Percepcoes Sensoriais no Caminho


Cenas do caminho


Caminhar me aproxima do que acontece a minha volta. A cidade muda completamente de percepcao se experimentada a pe ou de carro. A velocidade do carro me faz perder momentos unicos e cenas picturescas que so a interacao do corpo e ambiente construido permite. Eis um segredo meu que poucas pessoas sabem em relacao a minha paixao por Boston: ela e’ uma cidade prazerosa de se caminhar. Lembro que em meus primeiros meses aqui eu adorava sair das estacoes de trem, perceber que estava perdida e comecar a explorar os arredores. Guardo varias memorias das primeiras impressoes de lugares visitados dessa forma: aliadas ao elemento surpresa.

Meu projeto tem um forte elemento conceitual incorporado ao design: a ideia de passagens. Passagens nos preparam para o que vira’. O corpo e a mente passam por estimulos visuals e sensoriais durante o movimento corporal que definem a experiencia que a pessoa tera. Tenho explorado esse aspecto incansavelmente. Cada passagem de uma area para outra no meu projeto e’ tratada diferenciadamente: uma pela presenca do jogo de luz e sombras, outra atraves da presenca de uma area verde adjacente que vem e invade parte do trajeto, e uma outra que sai de um ambiente publico, amplo e exposto, para mergulhar em um mais intimo e introspectivo. Tenho interesse em investigar as sensacoes corporais que definem as intencoes do projeto antes mesmo dele tomar forma. Fazer perceber as experiencias corporais durante a experiencia da arquitetura tem sido para mim mais desejada que o resultado visual, e limitado a agradar apenas os olhos, do projeto. Proponho uma arquitetura que envolve todos os sentidos durante a experiencia dos espacos.

Tornei-me cobaia do conceito que adotei para minha tese: a contestacao do pensamento dualistico que separa corpo e mente. Alem de passar a visitar spas e fazer meditacao, tambem comecei a investigar minhas proprias respostas a estimulos externos. Essa semana descobri um caminho mais curto da estacao do trem ao escritorio: uma area verde que fica atras das casas conjugadas de tijolos tipicas de Boston mostradas num das fotos anteriores. A descoberta me permite a escolha entre dois ambientes bem distintos: um entre carros e edificios (barulho, velocidade, movimento de pessoas na calcada) e outro atraves uma area verde agradavel e de uma tranquilidade visual relaxante. Registrei o caminho com minha maquina. Alias, mesmo ainda nao dominando a tecnica da fotografia, esse e' o meu mais novo interesse; mais um projeto a ser desengavetado ano que vem. Quando caminho, mais facil perceber as pequenas belezas que acontecem a todo momento ao meu redor. Acredito que todo fotografo gosta de caminhar. Porque nao os arquitetos, entao?

As folhas no chao anunciam o final do outono. De carro eu nao teria percebido o tempo sendo registrado de forma tao ativa. Caminhar e’ adicionar camadas de memorias a experiencia de lugares. Caminhar e’ fazer meu corpo perceber o tempo se manifestando na luz e nas cores diferentes de cada hora do dia e de cada estacao.


Caminho recem descoberto


Casas tipicas de Boston

Sunday, November 06, 2005

Em busca de excelencia ou ate quanto o tempo permitir amadurecer

Para mim, o “bom” e o “otimo” almejam o excelente. Existe uma energia interna nas pessoas e nas ideias que sempre pode ser expandida e melhorada. E’ importante reconhecer quando algo e’ bom, esse lugar onde a maioria se acomoda pois e’ mais seguro e confortavel. Contudo, essa minha inquietude que nao sei explicar, me faz almejar o excelente: em minha atitude em relacao a outras pessoas ou em projetos pessoais. Mesmo nao chegando la existe satisfacao, principalmente quando existe a tranquilidade de que tentei meu melhor. No fundo, talvez seja a esperanca de que existira uma segunda chance. O problema e’ quando nao ha…

Em geral, buscar excelencia implica evoluir. E’ bom olhar para tras e me achar melhor que ontem. Nao importa o tamanho da diferenca, cada dia seu aprendizado. Minhas prioridades em melhorar sao baseadas em etica e maturidade pessoal e profissional. E’ deixar tudo que eu exteriorizo refletir quem sou, isto e’, palavras e acoes em sintonia. Essa ideia de exteriorizar pode ser aplicada quando crio: todo design atende um desejo ou uma necessidade que quer tomar forma. Quanto mais a forma resultante demonstrar que atingiu sua maxima expressao conceitual, funcional, estetica, e cultural, mais bem sucedida a criacao. Em cada um desses aspectos, existe espaco para desenvolvimento. Entao design, assim como pessoas, tambem pode evoluir na expressao daquilo que representa. Entao porque nao buscar a excelencia nos objetos tambem? As vezes me pego pensando como Platao: existe um mundo ideal em algum lugar e o que e’ visivel e’ apenas uma projecao imperfeita desse mundo. Em relacao a design, enquando nao ha aquela impressao de que a idea atingiu sua expressao maxima, nao sossego. Prazos finais geralmente nos sao impostos, mas nao representam necessariamente todo potencial de uma ideia. Como todas as coisas sao finitas, prazos sao um mal necessario.

E’ extremamente excitante uma mente em processo criativo. Ate a tortura mental que precede as boas e grandes ideas e’ valida. Tudo faz parte do processo. O mais desafiador e’ saber quais ideias descartar e quais levar adiante. Quem escreve em blogs sabe bem disso. Eu, em minha viagem imaginaria a excelencia, so me agustio com o tique- taque do relogio. A ansia e’ nao saber se “a” ideia vira a tempo, isto e’, a ideia que mais refletira excelencia. Again, so me resta tentar meu melhor com o tempo que me for dado. Ja comecou a contagem regressiva.

Entao estou eu aqui quebrando a cabeca para descobrir a melhor forma de representar os conceitos de meu projeto na minha apresentacao final. Sabendo que nao terei segunda chance, sinto que a vida esta me desafiando. Entao a batalha contra o tempo!