Sunday, November 06, 2005

Em busca de excelencia ou ate quanto o tempo permitir amadurecer

Para mim, o “bom” e o “otimo” almejam o excelente. Existe uma energia interna nas pessoas e nas ideias que sempre pode ser expandida e melhorada. E’ importante reconhecer quando algo e’ bom, esse lugar onde a maioria se acomoda pois e’ mais seguro e confortavel. Contudo, essa minha inquietude que nao sei explicar, me faz almejar o excelente: em minha atitude em relacao a outras pessoas ou em projetos pessoais. Mesmo nao chegando la existe satisfacao, principalmente quando existe a tranquilidade de que tentei meu melhor. No fundo, talvez seja a esperanca de que existira uma segunda chance. O problema e’ quando nao ha…

Em geral, buscar excelencia implica evoluir. E’ bom olhar para tras e me achar melhor que ontem. Nao importa o tamanho da diferenca, cada dia seu aprendizado. Minhas prioridades em melhorar sao baseadas em etica e maturidade pessoal e profissional. E’ deixar tudo que eu exteriorizo refletir quem sou, isto e’, palavras e acoes em sintonia. Essa ideia de exteriorizar pode ser aplicada quando crio: todo design atende um desejo ou uma necessidade que quer tomar forma. Quanto mais a forma resultante demonstrar que atingiu sua maxima expressao conceitual, funcional, estetica, e cultural, mais bem sucedida a criacao. Em cada um desses aspectos, existe espaco para desenvolvimento. Entao design, assim como pessoas, tambem pode evoluir na expressao daquilo que representa. Entao porque nao buscar a excelencia nos objetos tambem? As vezes me pego pensando como Platao: existe um mundo ideal em algum lugar e o que e’ visivel e’ apenas uma projecao imperfeita desse mundo. Em relacao a design, enquando nao ha aquela impressao de que a idea atingiu sua expressao maxima, nao sossego. Prazos finais geralmente nos sao impostos, mas nao representam necessariamente todo potencial de uma ideia. Como todas as coisas sao finitas, prazos sao um mal necessario.

E’ extremamente excitante uma mente em processo criativo. Ate a tortura mental que precede as boas e grandes ideas e’ valida. Tudo faz parte do processo. O mais desafiador e’ saber quais ideias descartar e quais levar adiante. Quem escreve em blogs sabe bem disso. Eu, em minha viagem imaginaria a excelencia, so me agustio com o tique- taque do relogio. A ansia e’ nao saber se “a” ideia vira a tempo, isto e’, a ideia que mais refletira excelencia. Again, so me resta tentar meu melhor com o tempo que me for dado. Ja comecou a contagem regressiva.

Entao estou eu aqui quebrando a cabeca para descobrir a melhor forma de representar os conceitos de meu projeto na minha apresentacao final. Sabendo que nao terei segunda chance, sinto que a vida esta me desafiando. Entao a batalha contra o tempo!

9 Comments:

At November 06, 2005 11:35 AM, Blogger Claudio Eugenio Luz said...

Sempre, mesmo que nunca, sempre haverá uma chance. Os projetos nascem ali onde brotam as esperanças. Claro, regadas com muito suor.

..hábeijos

 
At November 06, 2005 9:36 PM, Blogger Lucia Malla said...

Eu adorei o q vc escreveu! Excelente! :-)

 
At November 07, 2005 4:00 AM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Claudio, mesmo sem ter deixado comentarios no seu blog, ja o tinha visitado, adorado e linkado por aqui.
Lucia, tambem ja a tinha visitado e me impressionado com a quantidade de informacoes interessantes que encontro por la!
Agradeco aos dois pela visita. E' um prazer receber visitantes novos no blog!

 
At November 07, 2005 9:02 AM, Blogger Elenara Stein Leitão said...

Eu sempre tive como certa a idéia de que um arquiteto tem que ser um eterno insatisfeito. Insatisfeitos exatamente por sempre estar buscando o melhor. Perfeito a tua explanação. Essa busca, ao mesmo tempo tempo angustiante e instigante, nos faz ter algumas insônias, mas nos faz também chegar pertinho do divino.
Esses desafios nos movem e na verdade são o nosso combustível interno. Sem eles a nossa inquietação interna não seria tão completa e...bonita.
Boa sorte
Elenara Leitão

 
At November 08, 2005 12:05 AM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Belas palavras, Elenara! Quem trabalha com criacao sabe o quanto poder ser complexo esse processo, pois surge de uma reacao mental e emocional em busca de sintonia. Quando alguem me pergunta quanto tempo vou levar para realizar um projeto, brinco dizendo "exatamente o tempo que me for dado". Ate o ultimo minuto conta para ideias serem incorporadas ou descartadas. A diferenca e' que quanto mais adquirimos experiencia, mais resultado geramos em menor quantidade de tempo; ai o que sobrar nos permite entrar cada vez mais no detalhamento do projeto. Meu sonho e' um dia alcancar a proeza de Frank Lloyd Wright que projetou a casa da cascada em torno de tres horas (o tempo que o cliente levaria p/ chegar a seu estudio). Quando um estudante perguntou ao arquiteto se era correto receber o valor inteiro do projeto por poucas horas de trabalho, ele ficou indignado: " o que?!! levei mais de 30 anos acumulando conhecimentos p/ projetar essa casa". :):)
Obrigada pela gentileza da visita! E' ainda mais especial ter visitantes com quem tenho algo em comum.

 
At November 08, 2005 10:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Luciana,

Gostei da frase: "Como todas as coisas são finitas, prazos são um mal necessário". :)

Realmente luto direto pra cumprir prazos, que invariavelmente os clientes querem tudo pra ontem. Como meu lado perfeccionista é forte, não me conformo em entregar nada mal feito e com isso às vezes passo do limite.

Abraços!

 
At November 08, 2005 10:29 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Fernando, sem duvidas vc e' perfeccionista; nao e' a toa que ambos trabalhamos em Gilberto Guedes, um arquiteto de tem atencao maxima a todos os detalhes do projeto!hehehe Fico feliz de saber que vc esta iniciando sua carreira como arquiteto por ai! Desejo a vc muuuito sucesso no seu empreendimento!

 
At November 11, 2005 9:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Lu, vc voltou! Que bom, que bom, que bom! Não tava sabendo. Pensei: "Vou dar uma volta no blog da Lu". E eis vc aí de volta. Beleza! Beijos, Pops.

 
At November 14, 2005 12:36 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Voltei sim, Pops! Ainda sem disciplina e imprevisivel, mas de vez em quando apareco!:):) Estava sentido sua falta por aqui!:)

 

Post a Comment

<< Home