Saturday, November 12, 2005

Percepcoes Sensoriais no Caminho


Cenas do caminho


Caminhar me aproxima do que acontece a minha volta. A cidade muda completamente de percepcao se experimentada a pe ou de carro. A velocidade do carro me faz perder momentos unicos e cenas picturescas que so a interacao do corpo e ambiente construido permite. Eis um segredo meu que poucas pessoas sabem em relacao a minha paixao por Boston: ela e’ uma cidade prazerosa de se caminhar. Lembro que em meus primeiros meses aqui eu adorava sair das estacoes de trem, perceber que estava perdida e comecar a explorar os arredores. Guardo varias memorias das primeiras impressoes de lugares visitados dessa forma: aliadas ao elemento surpresa.

Meu projeto tem um forte elemento conceitual incorporado ao design: a ideia de passagens. Passagens nos preparam para o que vira’. O corpo e a mente passam por estimulos visuals e sensoriais durante o movimento corporal que definem a experiencia que a pessoa tera. Tenho explorado esse aspecto incansavelmente. Cada passagem de uma area para outra no meu projeto e’ tratada diferenciadamente: uma pela presenca do jogo de luz e sombras, outra atraves da presenca de uma area verde adjacente que vem e invade parte do trajeto, e uma outra que sai de um ambiente publico, amplo e exposto, para mergulhar em um mais intimo e introspectivo. Tenho interesse em investigar as sensacoes corporais que definem as intencoes do projeto antes mesmo dele tomar forma. Fazer perceber as experiencias corporais durante a experiencia da arquitetura tem sido para mim mais desejada que o resultado visual, e limitado a agradar apenas os olhos, do projeto. Proponho uma arquitetura que envolve todos os sentidos durante a experiencia dos espacos.

Tornei-me cobaia do conceito que adotei para minha tese: a contestacao do pensamento dualistico que separa corpo e mente. Alem de passar a visitar spas e fazer meditacao, tambem comecei a investigar minhas proprias respostas a estimulos externos. Essa semana descobri um caminho mais curto da estacao do trem ao escritorio: uma area verde que fica atras das casas conjugadas de tijolos tipicas de Boston mostradas num das fotos anteriores. A descoberta me permite a escolha entre dois ambientes bem distintos: um entre carros e edificios (barulho, velocidade, movimento de pessoas na calcada) e outro atraves uma area verde agradavel e de uma tranquilidade visual relaxante. Registrei o caminho com minha maquina. Alias, mesmo ainda nao dominando a tecnica da fotografia, esse e' o meu mais novo interesse; mais um projeto a ser desengavetado ano que vem. Quando caminho, mais facil perceber as pequenas belezas que acontecem a todo momento ao meu redor. Acredito que todo fotografo gosta de caminhar. Porque nao os arquitetos, entao?

As folhas no chao anunciam o final do outono. De carro eu nao teria percebido o tempo sendo registrado de forma tao ativa. Caminhar e’ adicionar camadas de memorias a experiencia de lugares. Caminhar e’ fazer meu corpo perceber o tempo se manifestando na luz e nas cores diferentes de cada hora do dia e de cada estacao.

14 Comments:

At November 12, 2005 9:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Lu
Vc descreveu o novo caminho de uma forma tão poética, que dá gosto de ler. O arquiteto é um artista, que tem o dom de ver as coisas pelo melhor ângulo.
Beijos

 
At November 13, 2005 2:21 PM, Blogger Andréa said...

Lu, que blog lindo! Adorei sua visita, sua mensagem e, agora, seu blog.
Eu estou fazendo um curso chamado "News & Feature Writing" na Columbia. É um curso que escolhi aleatoriamente, porque adoro escrever- não faz parte de um programa específico, de pós-grad. por exemplo.
Se tudo der certo começo minha pós ano que vem. Estou indecisa quanto a dois programas interessantíssimos,mas até lá eu decido.
Espero que meu trabalho tenha saído bom, também. Vou saber a nota semana que vem. Meu professor é colunista do New York Times, e ele é fera. Grande responsa...
Beijão e a gente se vê por aqui.

 
At November 15, 2005 4:12 PM, Blogger Laurinha said...

Nossa, que paisagens mais lindas! Isto ai eh em Cambridge?
Eu adoro caminhar em Boston, tambem. Especialmente no Outono, pois o processo de foliage eh realmente divino!
Olha, eu respondi la no meu blog o teu comentario. Achei muito engracado que nossos sotaques sejam parecidos. A gente tem que se conhecer.
Beijos

 
At November 15, 2005 8:52 PM, Anonymous Anonymous said...

Lu, gostei muito do seu blog. A paisagem em Massachusetts, no outono eh realmente maravilhosa.Tenho 3 filhos que residem perto de Boston.Li sua historia, eh de uma pessao com uma forca incrivel. Um abraco.Laercio

 
At November 16, 2005 11:16 AM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Oi Telma! Nossa, a que devo a honra da visita tao ilustre?!:):) Mae de uma figura queridissima na blogosfera! Fiquei curiosa ao perceber que a senhora tambem tem blog e depois vou passar la p/ uma visita tb! Muito obrigada pelas palavras carinhosas! Espero ve-la novamente!:)

Rosebud, e' muito legal quando as universidades oferecem cursos de extensao ou do chamado "continuing education" sem o compromisso de ser full-time. Muitas universidades aqui exigem que a pessoa seja estudante tempo integral, o que e' impossivel p/ quem precisa trabalhar tb. A grande vantagem de estar em Boston ou em NY e' ter universidades reconhecidas mundialmente por perto. Ter o nome Columbia tera, com certeza, grande presenca no seu curriculum. O networking construido durante esses cursos tb ira render bons contatos profissionais futuros. Enfim, boa sorte nas suas decisoes futuras e nos "papers" do presente. Ate a proxima, seja por aqui ou pelo seu blog!:) Beijocas!

Laura, a foto das casas de tijolos vermelhos fica na Mass Ave em Boston, e essa area verde fica por tras, perto da parada de metro (Mass Ave). A gente vai se conhecer sim! Confesso que estou sem vida social ultimamente por conta da tese, mas assim que tudo acabar a gente marcar algo, ok? Tenho muitos amigos maravilhosos aqui que vc tambem vai gostar de conhecer! Muitos recifenses! A proxima vez que eu reunir a turma eu a convido! Bjs!

Laercio, pelo visto sua situacao e' contraria a minha, eu sou a unica da familia aqui e meus pais estao no Brasil. Eu tambem adoro o outono; a estacao so' nao e' mais perfeita porque anuncia o inverno e o frio nao e' comigo!:):) Obrigada pela visita, pelas palavras, e volte sempre!

 
At November 16, 2005 12:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu também acho Boston linda!
Semana passada fui passear no Centro e adorei!

 
At November 16, 2005 1:25 PM, Blogger Elenara Stein Leitão said...

Que lindo...
Parei para pensar em como ando precisando exercitar esse exrecicio de dualidades...Estou com uma curiosidade imensa de saber mais do teu trabalaho.
Concordo inteiramente contigo sobre o caminhar e os caminhos que descobrimos- e que nos fogem ao dirigir...Algumas vezes faço isso (agora com menos frequência). Esses dias descobri tres centros de ioga na rua ao lado de minha casa. Meu trajeto diário de carro. Nunca os tinha visto...
Como o mundo fica pequeno quando nos limitados a apenas um caminho, uma maneira de ver, uma maneira...
Essa visita foi um bálsamo. De imagens, tanto visuais como mentais. Obrigada.

 
At November 16, 2005 6:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Lu, aquela foto de New Hampshire retrata bem o inicio do Outono, as folhas vao adquirindo uns tons maravilhosos, amarelo, vermelho, vinho, antes de cairem, e, ainda assim, mesmo apos a queda, continuam lindas sobre a relva.Tenho ido muito a N.H.junto com meu filho Cesar que eh restaurador de antiguidades e, la existem muitos antiquarios , onde ele sempre acaba econtrando alguma "reliquia".Voce tem toda razao, como eh bom caminhar por lugares que te dao paz e ainda, de sobra a natureza te presenteia com arvores e lindas flores.Laercio

 
At November 16, 2005 7:53 PM, Anonymous Anonymous said...

Lindo o trecho sobre as passagens. Eu adoraria morar numa cidade que é feita para se caminhar. Infelizmente aqui eu tenho que usar carro sempre, só caminho como exercício, uma vez ou outra...

 
At November 18, 2005 3:33 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Juliana, o link do seu blog nao abre... Fiquei curiosa p/ conhecer mais uma blogueira que mora por aqui!:) Seja bem-vinda!

Elenara, e' sempre bom ouvir seus comentarios tao interessantes. Tenho planos de divulgar as ideias da minha tese depois da minha final, quando eu for documentar todo meu trabalho no livro que vai ficar na biblioteca da escola. Prometo lhe enviar algo assim que terminar.

Laercio, New Hampshire realmente tem uma beleza no outono de tirar o folego... Pena que nao tive tempo de ir por la esse ano. Se vc quiser divulgar o trabalho de seu filho, mande-me um link com fotos ou um web site depois! E'sempre bom ter referencias de trabalhos mais especializados!

Leila, e' uma pena que o urbanismo americano priorize tanto o automovel... Cidades mais antigas como Boston e' que ainda detem caracteristicas tao peculiares de uma epoca em que automoveis nao definiam a configuracao das cidades, mas conseguiram se adaptar as mudancas do tempo sem perder o charme.

 
At November 18, 2005 7:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Lu, ja falei com meu filho, ele vai mandar algumas fotos para voce, ele restaura instrumentos musicais antigos, harpsichords(um dos harpsichords dele esta com um cravista em Boston) pianos, violinos e moveis antigos.Desejo um otimo final de semana pra voce.laercio

 
At November 19, 2005 8:11 AM, Anonymous Anonymous said...

Lu, quando voce diz "caminhar eh adicionar camadas de memorias a experiencias de lugares", isto eh verdadeiro, me remete quando percorri a pe o "Caminho de Santiago", os 31 dias, foram, apesar de pequenos sacrificios, foram muito prazeirosos para mim,sempre em contacto direto c a natureza, quantas sensacoes, susrpresas e magia senti nos lugares onde passei.um abraco.laercio

 
At November 20, 2005 1:07 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Laercio, legal, fico aguardando! Quanto a voce ter percorrido o "caminho de Santiago" imagino que deve ter sido uma experiencia e tanto! Ja li artigos de pessoas contando nunca mais serem as mesmas depois de ter passado por essa experiencia...

Denise, carma muie! Tenho que terminar a danada da tese primeiro antes de divulga-la por aqui!hehehe Pois e', nao sou Pernambucana mas nasci bem pertinho, em Joao Pessoa. Ha anos adotei Recife no coracao, tenho grandes amigos e familia por la, alem de muitas memorias das farras que ja fiz em sua terra na minha epoca de solteira! kkkkkk E' uma cidade muita arretada! Bjs!

 
At March 23, 2010 11:07 PM, Blogger Érica said...

Lu,

Procurando artigos ou escriotos sobre arquitetura sensorial (tema que abordei no meu TFG), encontrei o seu bloco ue engloba bem esse tema. Achei ótimo.
Gostaria de ler mais sobre isso. Você tem como me passar algumas bibliografia? Tem como trocar e-mails com você para eu pegar umas dicas???

Brigadão e parabéns!

Érica

 

Post a Comment

<< Home