Wednesday, July 27, 2005

VOGUE para relaxar...

Leve, leve… eis o sentimento do dia! Como dizia minha mae “nao ha mal que sempre dure ou bem que nunca se acabe”. Apos todo o estresse que antecede o dia de minha apresentacao, o alivio. Mais que isso, felicidade. Os comentarios das pessoas da banca ontem foram tao bons que sai da apresentacao catatonica. Pareceu irreal. Bom demais para ser verdade… Bate na madeira. Mais uma fase completa: Schematic Design done! Great!

As leituras de ontem sobre fenomenologia, teorias feministas de Elizabeth Wilson e pesquisas sobre medicina alternativa foram substituidas hoje pela revista Vogue na minha ida ao trabalho. Minha mente relaxa entre vestidos lindissimos, bolsas extravagantes e a vida de Jane Goodall (uma mulher extraordinaria). Beleza e essencia; a mulher em busca da perfeicao. Pode a mulher descansar de verdade?? E’ como se, na pausa que tenho nessa busca de constante aperfeicoamento profissional eu relembro de outras “exigencias” de ser mulher. E olhe que eu nem estou me extendendo aos cuidados com a casa, a reforma do banheiro a espera, etc. Muitas das exigencias de beleza para mim sao naturais, outras so com muita disciplina e outras nao-existentes. Por exemplo, na falta de tempo para atividades fisicas, minha preocupacao tem sido comer de maneira saudavel, dormir bem e meditar. Parece simples, mas nem sempre e'...

Fashion para mim e’ uma festa para os olhos. Para a Vogue, puro glamour. Cada pagina uma viagem ao mundo da fantasia. O mundo inacessivel para a maioria dos mortais (exceto os que vivem de festas e que sempre se vestem como se fossem enfrentar o tapete vermelho da noite do Oscar). Ok, eu confesso que adoro fashion; sem escravidao a marcas ou a cultura consumista da moda. Quando vejo as roupas nas fotos meu instinto nao e’ o de compra-las, mas entender o que esteve por tras do ato de criacao daquelas pecas… O que o designer teria em mente ao fazer a escolha de cores, tecidos, humor a ser transmitido ou imagem a ser criada? Quanto da roupa traz personalidade a quem a veste e quanto a pessoa transforma a impressao de uma roupa ao vesti-la?... Afinal, para cada corpo vestido uma expressao: seriedade, sensualidade, sobriedade, arrogancia, romanticismo… Quem veste quem nessa relacao simbiotica? Essa transferencia e’ que torna o ato de vestir-se interessante. E’ esse estilo de vida e atitude de comportamento que as imagens das revistas tentam vender. Tudo com muito glamour, claro, que no dia-a-dia a gente sabe que e’ a estoria e’ outra… O que vale e' a imaginacao.

Quem trabalha com design ve design em todo lugar. Nao tem como eu nao entrar em um café ou restaurante sem perceber a cor as paredes, os materiais ao meu redor, se o formato da cadeira e’ confortavel, que tipografia tem as letras do menu... Tudo e’ parte do ambiente vendido. Quem cria precisa entender o que esta pro tras do uso dos espacos e o que tipo de sentimentos e sensacoes a pessoa tera ali. E’ entender o que esta “do outro lado” dos acontecimentos. A vida cheia de detalhes que formam o conjunto. Quem visita um lugar nao imagina que tudo que existe ali foi pensado por alguem por um determinado motivo, com uma determinadada intencao. Da mesma forma, os detalhes que vejo nas paginas daquela revista falam algo, seja atraves da iluminacao na foto, do cabelo molhado da modelo, da presenca de cachorros ou bebes na foto… Tudo carrega um significado de linguagem, simbolo, leitura visual…

Eu comecei o dia leve e quero termina-lo assim tambem. Era para eu falar sobre arquitetura sustentavel, mas fica para proxima. Minha mente ainda esta mergulhada na profundeza de um azul no vestido esvoacante que vi…

5 Comments:

At July 28, 2005 12:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Bom saber que vc continua por aqui. Fiquei procurando seu blog para relincar no meu. Adorei o que falou sobre design. Não consegui ficar muito tempo longe da Internet. Beijo. Philio

 
At July 28, 2005 11:16 PM, Anonymous Anonymous said...

Lu,
Sinceramente. Definitivamente. Voce deve mudar de profissao. Voce eh um aescritora nata. :)
Devia pelo menos pensar em fazer uns free-lacer.
Muito arretado seu blog
Bjos,
Ale

 
At July 29, 2005 8:47 AM, Anonymous Anonymous said...

Parabéns pela apresentação!!!!
Acho que todos nós (arquitetos) temos esse olhar mais detalhado quando entramos em um ambiente nunca antes visitado.
Aguardo o post sobre arquitetura sustentável.
Beijos,
Pat

 
At July 30, 2005 10:06 PM, Blogger Sheila said...

Parabéns pelo sucesso da apresentação, Lu! Vc merece! E tb merece mais do que nunca relaxar lendo Vogues e companhia limitada. :)
Beijos!

 
At July 31, 2005 10:22 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Agradeco de coracao a todas pelo carinho e torcida! Estava com saudades de voces! Bjs,
Lu.

 

Post a Comment

<< Home