Wednesday, June 29, 2005

Entender para ser entendida


Hoje tem sido um daqueles dias em que sem razao de ser tudo parece estar fora do lugar. Os acontecimentos ate entao, rotineiros. Acordar as 6:00 da manha, trem, trabalho. Agora, almoco so’, e isso e’ estranho. Meu amor e companheiro diario no almoco (trabalhamos no mesmo edificio) ficou em casa. A comida indiana estava otima, mas o espelho enorme ao meu lado me faz sentir culpada por ter repetido o prato. Uma amiga minha tinha-me dito ontem que poderiamos almocar juntas hoje; nem ligou, nem respondeu meus telefonemas. Queria ser menos “seria”, como ela gosta de me chamar, e apenas sorrir quando ela me contar as mil e uma coisas que surgiram e a impediram de vir (ou ligar avisando). Daqui a algumas horas sei que conseguirei. Continuo aperfeicoando minha pratica de entender o comportamento humano atraves da personalidade de cada um e nao segundo a forma pela qual eu agiria diante da mesma situacao... Parece uma regra simples, mas a pratica as vezes demonstra que nao e’ tao facil assim… Confesso que acho sempre uma tarefa dificil e que me consome: exigir de mim mesma constante consideracao para com os amigos e empregar a mentalidade “o que vier e’ lucro” em relacao aos outros…

Na realidade, eu viveria “melhor” se conseguisse ter uma atitude mais egoista a maioria do tempo: eu aumentaria tremendamente minhas horas de leitura, dedicacao a arquitetura e planos pessoais, etc. A verdade e’ que tudo me consome, e enquanto eu nao fizer o que prometi a alguem, responder aquele e-mail, mandar a foto que prometi, etc, eu nao sossego. Por exemplo, recebi um questionario do namorado de uma amiga p/ responder desde a semana passada e ate agora nao parei p/ fazer. Enquanto eu nao arranjar esse tempo, estarei me consumindo por dentro. Esta la’ escrito; minha To Do lista da semana nao me deixa esquecer. O problema e’ que minha lista nao para de crescer… Nao fosse pela minha tese tudo seria diferente…

Tenho uma amiga muito querida e ex-roommate em Cambridge, vindo do Brasil passar 10 dias em Boston a partir de amanha. Fiquei muito feliz com a noticias mas confesso que ja estou me consumindo sem saber como vou arranjar tempo para ve-la o maximo de vezes possiveis e ainda me preparar para minha proxima apresentacao da banca em duas semana… Tenho certeza que ela iria compreender minhas restricoes de tempo, sou eu que fico dividida porque queria estar mais disponivel… Enfim la vou eu me cobrando novamente… Parece ate inofensivo, mas desde que eu nao cobre dos outros tambem.

Nao fosse minha tese eu seria uma pessoa mais leve… Nao fosse pela minha tese eu nao poderia ter o entendimento tao profundo do quanto e’ importante eu me dedicar a meus projetos pessoais antes de ser meu melhor para com os outros: marido, familia e amigos. Tenho aprendido que eu tambem sou parte da mentalidade “o que vier e’ lucro” que os outros percebem de mim. So espero poder oferecer meu melhor dentro das minhas limitacoes de tempo: entender para ser entendida.

Nao e’ quantidade e sim qualidade a regra maxima da vida.

4 Comments:

At July 02, 2005 1:30 AM, Anonymous Anonymous said...

Parabéns.
Muito bem feito mesmo.

 
At July 06, 2005 8:42 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Valeu Thiago!:) Volte sempre!

 
At August 14, 2007 2:25 PM, Blogger Unknown said...

Oi Lu,
Sou brasileira, aquariana, e casada com americano tb.

Moro no TN. Meu irmao e' arquiteto e me perguntou como fazer para validar a arquitetura aqui nos EUA (se e' que isso e' possivel). Voce sabe algo? To morrendo de pena e querendo dar uma mao porque ele ta' divorciando agora e ta' bem deprezinho la' no Brasil.

Obrigada por qualquer insight. Beijos. Elisa. elisasantos2005@hotmail.com

 
At December 23, 2007 12:01 AM, Blogger Unknown said...

OI, me formei recentemente em arquitetura e gostaria de fazer uma pós nos EUA. É muito difícil estudar por aí?

 

Post a Comment

<< Home