Monday, July 17, 2006

Emprego x Carreira

A diferenca entre “apenas ter um emprego” e construir uma carreira e’ significativa. Um emprego nem sempre representa a possibilidade de crescimento pessoal e constante aprendizado. Muitas vezes a estabilidade emocional e financeira do emprego atual, as incertezas do mercado e o medo de novos desafios sao fatores que fazem com que as pessoas se acomodem no trabalho que tem. Infelizmente essa zona de comforto geralmente ocasiona atividades rotineiras e previsiveis em empresas que nao estao procurando se adaptar as mudancas do mercado. O resultado pode ser nocivo na contrucao de uma carreira profissional de sucesso.

Construir uma carreira e’ estar sempre pensando a frente em cada decisao. E’ ter objetivos e tracar metas inteligente e realistas para consegui-los. E’ procurar estar feliz na posicao atual, mas nao deixar de investir em diferentes experiencias profissionais e em nosso crescimento pessoal. Quanto maior a possibilidade de adicionarmos conhecimento pratico e teorico em nosso curriculum pessoal, maiores as chances de nosso valor ser mais reconhecido no mercado. Muitas vezes porem, e’ preciso sair de nossa “zona de conforto” e nos expor a novos desafios!

Nos meus primeiros anos aqui, o desafio de trabalhar em um escritorio de arquitetura nos EUA foi grande: tive que aprender os sistemas construtivos daqui dos EUA, linguagens tecnicas de detalhamento, especificacoes para condicoes climaticas diferente, sistema de medidas diferente, etc. Contudo, depois de alguns anos e passada essa fase de adaptacao, eu percebi que ainda existem muitas outras experiencias profissionais que eu quero adicionar a minha carreira.

Eu sabia que o momento apropriado para uma troca de emprego seria apos o termino do meu mestrado. Agora aconteceu. Sumi daqui do blog nas ultimas tres semanas porque estive me dedicando a procura de um emprego novo. Passei pela fase de preparar meu portfolio, pesquisar empresas, enviar cartas de apresentacao e meu curriculum, ir a entrevistas, esperar respostas e cartas de oferta do emprego e fazer as negociacoes finais dos beneficios e salario ate refletir sobre minha decisao final! Ufa! E haja paciencia para escolher roupas para uma apresentacao profissional impecavel em entrevistas que duraram de 1hr e meia a 2 horas e ainda ter que agradecer individualmente cada pessoa que me entrevistava (onde duas delas foram tres pessoas me entrevistando ao mesmo tempo!). Finalmente acabou!! Que alivio!

Fiquei muito feliz de ter recebido 4 ofertas de emprego dentre as 5 empresas que fiz entrevistas (uma nunca me respondeu). Se eu quisesse “apenas um emprego”, eu poderia ter escolhido a empresa menor do grupo, mais perto de onde moro e que ofereceu salario e beneficios tao bons quanto as outras. Mas esse e’ um momento decisivo em minha carreira. Senti a necessidade de novos desafios e novas experiencias profissionais. Escolhi a empresa que mais me identifiquei: e’ uma empresa de umas 140 pessoas que faz projetos internacionais e tem outra sede em Londres. A simpatia de todos que conheci la foi contagiante (tive duas entrevistas so nessa empresa). Tambem gostei de saber que existem arquitetos de outros paises trabalhando la.

Entre a mudanca de um empregos, consegui umas semanas livres so p/ mim. Para nao perder essa oportunidade unica, eu decidi aproveitar para viajar. Entao..….. sabado que vem estarei viajando p/ Paris, Bruxelas e Amsterdam!! (tudo decidido em tres dias, mas sonhado por muuuuitos anos) Yeeeeeey! Mas isso fica como assunto p/ um outro post…