Monday, July 17, 2006

Emprego x Carreira

A diferenca entre “apenas ter um emprego” e construir uma carreira e’ significativa. Um emprego nem sempre representa a possibilidade de crescimento pessoal e constante aprendizado. Muitas vezes a estabilidade emocional e financeira do emprego atual, as incertezas do mercado e o medo de novos desafios sao fatores que fazem com que as pessoas se acomodem no trabalho que tem. Infelizmente essa zona de comforto geralmente ocasiona atividades rotineiras e previsiveis em empresas que nao estao procurando se adaptar as mudancas do mercado. O resultado pode ser nocivo na contrucao de uma carreira profissional de sucesso.

Construir uma carreira e’ estar sempre pensando a frente em cada decisao. E’ ter objetivos e tracar metas inteligente e realistas para consegui-los. E’ procurar estar feliz na posicao atual, mas nao deixar de investir em diferentes experiencias profissionais e em nosso crescimento pessoal. Quanto maior a possibilidade de adicionarmos conhecimento pratico e teorico em nosso curriculum pessoal, maiores as chances de nosso valor ser mais reconhecido no mercado. Muitas vezes porem, e’ preciso sair de nossa “zona de conforto” e nos expor a novos desafios!

Nos meus primeiros anos aqui, o desafio de trabalhar em um escritorio de arquitetura nos EUA foi grande: tive que aprender os sistemas construtivos daqui dos EUA, linguagens tecnicas de detalhamento, especificacoes para condicoes climaticas diferente, sistema de medidas diferente, etc. Contudo, depois de alguns anos e passada essa fase de adaptacao, eu percebi que ainda existem muitas outras experiencias profissionais que eu quero adicionar a minha carreira.

Eu sabia que o momento apropriado para uma troca de emprego seria apos o termino do meu mestrado. Agora aconteceu. Sumi daqui do blog nas ultimas tres semanas porque estive me dedicando a procura de um emprego novo. Passei pela fase de preparar meu portfolio, pesquisar empresas, enviar cartas de apresentacao e meu curriculum, ir a entrevistas, esperar respostas e cartas de oferta do emprego e fazer as negociacoes finais dos beneficios e salario ate refletir sobre minha decisao final! Ufa! E haja paciencia para escolher roupas para uma apresentacao profissional impecavel em entrevistas que duraram de 1hr e meia a 2 horas e ainda ter que agradecer individualmente cada pessoa que me entrevistava (onde duas delas foram tres pessoas me entrevistando ao mesmo tempo!). Finalmente acabou!! Que alivio!

Fiquei muito feliz de ter recebido 4 ofertas de emprego dentre as 5 empresas que fiz entrevistas (uma nunca me respondeu). Se eu quisesse “apenas um emprego”, eu poderia ter escolhido a empresa menor do grupo, mais perto de onde moro e que ofereceu salario e beneficios tao bons quanto as outras. Mas esse e’ um momento decisivo em minha carreira. Senti a necessidade de novos desafios e novas experiencias profissionais. Escolhi a empresa que mais me identifiquei: e’ uma empresa de umas 140 pessoas que faz projetos internacionais e tem outra sede em Londres. A simpatia de todos que conheci la foi contagiante (tive duas entrevistas so nessa empresa). Tambem gostei de saber que existem arquitetos de outros paises trabalhando la.

Entre a mudanca de um empregos, consegui umas semanas livres so p/ mim. Para nao perder essa oportunidade unica, eu decidi aproveitar para viajar. Entao..….. sabado que vem estarei viajando p/ Paris, Bruxelas e Amsterdam!! (tudo decidido em tres dias, mas sonhado por muuuuitos anos) Yeeeeeey! Mas isso fica como assunto p/ um outro post…

16 Comments:

At July 17, 2006 3:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Lu, que legal!!! parabéns e muto sucesso! Você merece, tanto o novo emprego como as férias :]. Uma amiga esteve por lá, e gostou muito de Rotterdam, disse que tem mais obras contemporâneas. Talvez valha uma esticadinha no trajeto.

Grande abraço pra vc,

 
At July 17, 2006 5:56 PM, Blogger Andréa said...

Caramba, Lu, que maravilhoso esse ano pra ti, menina!! Excelente ideia de tirar as ferias antes de comecar a nova carreira e ir pra Europa!! Faca uma linda viagem, aproveite e descanse muito, e renove as energias pra esse comeco cheio de novas expectativas. Tambem te desejo tudo de bom no trampo novo- pessoas boas, patroes bons, enfim, colegas inteligentes e competentes, pra vc aprender muito sempre e continuar se divertindo.
Parabens de novo, Lu.
E adorei esse post emprego X carreira, eu tenho pensado muito justamente nisso. Vou continuar refletindo sobre as suas palavras. Beijos!

 
At July 17, 2006 7:57 PM, Anonymous Anonymous said...

Lu, você fez muito bem em tirar essas férias no meio dos empregos, porque depois ia demorar um tempão para juntar férias no emprego novo. Desejo muito sucesso pra você na nova empresa, e que você aproveite muito na Europa! Eu já estive em Paris e Amsterdam (foi na época em que conheci o meu husband), mas Bruxelas eu não conheço.

bjs

 
At July 17, 2006 10:24 PM, Blogger Lucia Malla said...

Lu, fantastica a maneira como conseguiu distinguir bem, em poucas palavras, a diferenca de carreira e emprego. Boa sorte na nova jornada, e q ela seja desafiadora e instigante!

Beijos.

 
At July 18, 2006 9:09 AM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Henrique, um dos motivos que eu escolhi Amsterdam e' justamente esse: a possibilidade de visitar muitas obras contemporaneas :). Eu ja tenho uma lista de aproximadamente 40 projetos que quero visitar, mas alguns sao um pouco mais distantes entao eu nao sei se o tempo sera sufuciente. Depois eu compartilho contigo dessa experiencia arquitetonica que eu vou ter. Agradeco as suas palavras!

Andrea, depois de todo o estresse que passei com o final da tese esse ano, acho que curto ainda mais esse momento agora. Como eu disse num post antigo: "Work hard to play hard" hehehe Obrigada por tantas palavras gentis. Refletir a carreira e' sempre importante para sabermos sempre onde queremos estar anos a frente em nossa vida ao inves de dizer: "Gee, how in the world did I get here?":):) E' ter uma atitude ativa em relacao a vida, e nao passiva.

 
At July 18, 2006 9:21 AM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Pois e', Leila, foi umas dessas sensacoes: "e' agora ou nunca!". Talvez seja exagero dizer isso, mas e' que todos os anos eu tenho utilizado as tres semanas de ferias que tenho ao ano p/ ir ao Brasil visitar minha familia, entao as viagens curtas tem que ser por aqui por perto mesmo. Umas "ferias caidas dos ceus" como essa nao poderiam ser disperdicadas, verdade? Adorei saber que sua viagem mudou sua vida, literalmente. Acho que comigo a mudanca vai ser grande, mas estou esperando mais como algo que aconteca dentro de mim...

 
At July 18, 2006 9:56 AM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Obrigada, Lucia! Estou cheia de expectativas tambem e estou sendo otismista que todas elas vao acontecer! (se for so metade tb esta de bom tamanho, hehe). Bom ter gente torcendo por mim tb!:) Obrigada. Bjs.

 
At July 18, 2006 11:14 AM, Blogger Laurinha said...

Que bom que voce atualizou, Lu! Embora eu ja soubesse das suas novidades, quero dizer mais uma vez que acho o maximo essa viagem que voce vai fazer. Muito legal mesmo! A admiro voce pela coragem de ir sozinha, eu sou uma chicken, como eles dizem por aqui, hehe!
Olha, esse lance empregoxcarreira eh complicado pra mim. Sei la! Fazer o que a gente gosta e ser bem remunerado por isso eh muito bom, se sentir realizada profissionalmente tambem, mas sei nao, acho que esses dias estou preferindo somente um emprego mesmo. Filho muda muita coisa na vida da gente! eu quero mesmo eh poder passar mais tempo com o meu.
acho que nem vai dar pra gente se encontrar antes de voce viajar, ne? Estamos ai com uns planos de ir para Nantucket(ou Martha's Vineyard) nesse final de semana que vem, pro aniversario de Bruna. Mas ainda nao esta nada decidido nao.
Beijos, Lu!
Tudo de bom! depois a gente fofoca mais no telefone.

 
At July 22, 2006 10:00 PM, Blogger Fernanda Mancini said...

Que legal Lu,

Novas experiências são sempre construtivas e trazem um amadurecimento absurdo. Parabéns!

Aqui no Brasil, continua-se na luta por uma arquitetura "para todos".

Beijos

 
At July 31, 2006 12:06 PM, Blogger Biajoni said...

Isso sim é que é VIAGEM, vai dizer?
:>)

 
At July 31, 2006 7:08 PM, Blogger Claudia said...

Oi Lu, que ótimo isso.. tudo acontecendo ao mesmo tempo: termino do mestrado, troca de emprego, viagem dos sonhos... parabéns e curte muito a viagem e quando der, atualiza viu? beijinhos....

 
At August 04, 2006 7:03 PM, Blogger Mônica said...

Oi Lu, meu nome e monica e cheguei a voce pelo blog da Claudia Beatriz, sou aqruiteta tambem e sei bem oque voce esta falando. Eu foi fazer um ano aqui no domingo, passei por tudo que voce passou em termos de adaptacao profissional, me surpreendi de como meus dez anos de experiencia no Brasil me ajudaram e ainda ajudam aqui. as coisa aconteceram super rapido. estou trabalhando num escrtirorio pequeno com umas 20 pessoas. porem meu sonho e ir para um escritorio grande um dia tambem, ma sum passo de cada vez, como sempre digo so estou comecando. Eu fiz MBA em meio ambiente na UFRJ do Rio e pretendo fazer um mestrado aqui, mas quero estabilizar minah vida primeiro, planos para daqui uns dois anos. Moro em DC e nesse primeiro ano fiquei bem apertada de grana, nao deu para viajar muito, quero aproveitar no proximo ano para voltar a estudar depois. Vida-trabalho-trabalho-vida, essa e a minha meta aprender a balancear bem esses dois lados pois no brasil eu estava trabalhando tanto que pouco tinha tempo para mim mesma. Voltarei mais vezes e uma boa viagem. Se tiver tempo passa la pelo meu blog www.monicacabral.blogspot.com

 
At August 12, 2006 12:02 PM, Blogger Denise Arcoverde said...

Lu, querida, você já viajou e já voltou? ou ainda não foi? porque tenho umas dicas pra você se ainda der tempo!

Beijão!

 
At February 09, 2007 2:52 PM, Anonymous Anonymous said...

oi LU, achei vc nao internet , sou arquiteta tambem , e estou surpresa com seu talento , com seu sucesso , parabens , moro aqui em sp, aqui a arquitetura nao está facil nao , pensei em ir embora daqui , mas nem sei como começar , vc pode me dar umas dicas???????
um grande bjo mais sucesso pra vc
Tati

 
At February 07, 2008 2:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá Lu!
Sou de Salvador (Bahia- Brasil). Passeando pela net, me identifiquei com seu blog. Acho que vc poderá me ajudar um pouquinho. É o seguinte: Estou prestes a deixar medicina para fazer arquitetura. Mas ainda estou cheia de receios pela possibilidade de ganhar pouco,sem falar na cobrança dos pais que interfere na minha decisão. Preocupo-me com a dificuldade de arranjar emprego e seguir carreira acadêmica, sobretudo no Nordeste do Brasil. Mas mesmo assim, a paixão por arquitetura tem aumentado a cada dia. Estou disposta a investir em tudo pra ter um diferencial como profissional. Nesse aspecto, quais passos você me indica para começar para sobressair no mercado de trabalho? Quais línguas aprender? Falo inglês bem e surgiu a oportunidade de aprender italiano, vc acha bom e útil?

Admiro o seu parecer, sua dedicação pelo que faz! Espero chegar lá um dia.

Pode responder para o rafaceles@hotmail.com, ok?

Abração!
RAFAELA CELES

 
At February 27, 2009 12:55 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Lú,
Estava pesquisando na net alguns modelos de carta de apresentação e acabei entrando no seu blog, achei muito interessante sua concepção sobre carreira. Sou recém formada em Arquitetura e atualmente estou em um escritório de Design de Interiores, mas estou em busca de um crescimento pessoal e profissional.
Estou começando a me preparar para conseguir uma bolsa de estudos de pós-graduação pelo o Rotary, mas eu preciso indicar o país, a universidade e o curso que pretendo fazer, mas não tenho nenhuma noção, será que você pode me dar algumas dicas?
Tenho pensando na área relacionada a sustentabilidade, além de ser uma área em que me identifico acredito que essa área que está crescendo bastante.

Bom, desculpa por qualquer incômodo e desde já agradeço a atenção.

Beijos e sucesso.

Sabrina Oliveira
sabrina.osouza@hotmail.com

 

Post a Comment

<< Home