Thursday, May 19, 2005

Montanha-russa Emocional

Em um ato quase mecanico eu tiro os oculos escuros em ambientes fechados ou quando converso com alguem. Adotar uma atitude “quero manter uma certa distancia”, tipico das celebridades, nao e’ p/ mim, mas cai bem quando meu humor nao esta la essas coisas… Mantive os oculos escuros hoje dentro da estacao de metro. Queria poder passar despercebida. A chinesa conversando ao celular ao meu lado me incomodou. Precisava de silencio e distanciamento da realidade. Por tras dos oculos minha mente anda mais inquieta que nunca…

Trabalhar com criacao e’ padecer no paraiso… Mergulhei num mar de questionamentos profundo em busca de respostas paras questoes levantadas na ultima apresentacao. Como arquitetura pode materializar tantas questoes abstratas?… Como, durmo, trabalho, e elas ainda la. De repente, perdi a concentracao para outros aspectos comuns ao dia-a-dia e, de alguma forma, me desintonizei com o tempo. As questoes pairam em minha cabeca como aquelas nuvens negras de desenhos animados que me seguem a todo lugar. Quando percebo estou imovel encarando a tela do computador no trabalho ha mais de 5 minutos sem perceber… Sei que nao sao questoes com “sim” ou “nao”, mas o resultado do amadurecimento de ideias, um processo que poderia durar uma vida; no meu caso, eu tenho apenas algumas semanas ate a proxima apresentacao… A verdade e’ que desde minha ultima banca a pressao psicologica que senti em ter que gerar resultados se intensificou. O pior e’ que nao sei o que mais ainda tenho que renunciar para trabalhar no meu projeto. Sera que vou sumir daqui? Hum. Nao sei... Escrever nesse blog tem me ajudado a manter a sanidade… Uma terapia Era Informatica. Ja cheguei a querer mudar o nome desse blog para “Diario de uma Tese”… Teria feito nao existisse em mim o desejo de reconhecer outros aspectos da vida ocorrendo a meu redor durante esse periodo. De qualquer forma, faria sentido, uma vez que eu conto os bastidores da montanha-russa emocional que e' o tempo envolvido em um mestrado. Aqueles que ja passaram por isso talvez se identifiquem comigo. Aqueles que literalmente tambem vivem suas paixoes ou batalham por seus objetivos podem achar que isso seja um elo de ligacao com o que escrevo. Minha particularidade ligada a particularidade de alguem. Pedacos do nosso ego que encontramos por ai…

A verdade e’ que, mesmo entendendo que a tese esteja consumindo meus neuronios ultimamente, eu preciso de forcas mais leves para contrabalancear. Afinal de contas, ha vida alem do meu umbigo… Por isso, para mim foi importante essa semana ter ido prestigiar amigos que estao apresentando suas bancas finais de tese. Minha amiga argentina deu show! Fiquei emocionada com o abraco apertado de parabens que o pai veio trazer pessoalmente. Poderia ser eu ali, caso eu nao tivesse interrompido o mestrado um periodo para cuidar de casamento e reforma na casa (feita com nossas proprias maos…). Tem nada nao. Para cada um seu tempo. Champagne na terca e cerveja na quarta. Como nao “bebemorar” na unica oportunidade onde e’ permitido servir alcool em sala de aula?! Terminei o dia sem “oculos escuros”, sem nuvens negras e feliz com a conquista dos amigos. Cheers!

5 Comments:

At May 20, 2005 10:30 PM, Blogger Luma Rosa said...

Bem vinda ao mundo blogueiro...beijus, Luma

 
At May 21, 2005 12:02 PM, Blogger Nataniel Neto_Arquiteto said...

Ola Lu, quero parabeniza-la pelo seu blog que a caba contando xperiências incríveis do seu cotidiano junto com o dia a dia da arquitetura. Gostaria de pedir que vc pudesse fazer qualquer dia desses algo da sua mudanca daquele restaurante que vc trabalhava para a real situação de uma arquiteta atuante na area, podendo citar partes de como foi oficializar o "Crea" do EUA. Acho que seria uma expriencia impotante contar para todos nos.
Mais uma vez, Parabens!!!
Beijos,
Nataniel Neto
natanielneto@blogspot.com

 
At May 21, 2005 12:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Lu!!! Nossa... amei seu comentário!! Vou tentar ler o possível dos seus arquivos.. antes de te cobrir de perguntas como eu to com vontade agora... hehehe
Mas antes mesmo, muito prazer, e muito sucesso pra vocÊ!!!
Um beijão e até mais!!

 
At May 22, 2005 2:29 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

De nada, Idelber! Acredito que com o tempo mais fotos de Boston vao aparecer, entao vc ja tem uma desculpa p/ voltar por aqui... :)

Obrigada, Luma! Tem sido uma experiencia muito interessante!

Nataniel,
So apos o final do meu mestrado eu vou poder tirar minha licensa de arquiteta aqui nos EUA. Por enquanto eu trabalho em um escritorio onde o arquiteto, e presidente da empresa, e' legalmente responsavel pela obra. Aqui o sistema e' bem diferente do Brasil, alem de formados em uma escola credenciada, todos candidatos tem que comprovar no minimo tres anos de experiencia em diferentes fases e responsabilidades de um projeto dentro do escritorio. Alem disso, o candidato tambem tem que passar em 9 etapas de provas para se tornar um arquiteto licensidado(Pre-Design, General Structures, Lateral Forces, Mechanical & Electrical Systems, Building Design / Materials & Methods, and Construction Documents & Services, Site Planning, Building Planning, and Building Technology). Como eu ja vou ter os anos de experiencia em escritorio e o certificado do meu mestrado ao final do curso, eu ja vou poder fazer as provas, mas ai ja e' uma oooutra estoria... uma batalha de cada vez!:):)

Manoela,
Boa-sorte nos seus planos entao, sucesso p/ vc tb e obrigada pela visita!:)

Luciana Triplett.

 
At May 22, 2005 9:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Ei, dona moça, que história é essa de acabar com o blog? Tomara que consiga continuar. Você tem razão. É tipo uma higiene mental e faz um bem danado. Sem falar em toda a informação que você acaba passando sobre sua vida nos EUA e o trabalho de arquitetura. Faz isso, não, viu? Beijo, Philio.

 

Post a Comment

<< Home