Tuesday, February 28, 2006

Incoerencia?

Eu nao sou escritora, reporter ou poeta. Da minha vida, nao sei o que pode interessar aos outros. Nao tenho paciencia para “diarios”, nem meus, nem dos outros. Leio, mas nao escrevo sobre celebridades, esportes, cinema ou musica. Geralmente falho quando tento expressar momentos intensos, dos extremos alegres aos tristes: faltam palavras fieis ou falta tempo para faze-lo. Fica quase tudo nao dito: viagens, fins de semanas diferentes, momentos de conquistas, problemas pessoais, enfim, a vida que acontece quando nao estou por aqui. Apesar de tudo isso, eu tenho um blog. Incoerencia?

A verdade e’ que gosto mais de ler que escrever. Se pudesse so’ leria sobre arquitetura e seria feliz. Mas nao da para limitar a vida. Adicionando filosofia, literatura e politica, meu mundo esta completo. Com a paixao, vem o respeito: deixo os mais sabios e mestres escreverem sobre esses assuntos. So que as ideias que “entram” na leitura ficam corroendo por dentro ate que um dia querem sair de alguma forma… Natural. Vem a necessidade de fazer contato, discutir ideias, aprender com os outros, descobrir outros mundos, conhecer opinioes diferentes, isto e’, vem a vontade de blogar…

Com o blog, os desafios. Tenho mais rascunhos de ideias para posts do que posts publicados no blog. Passo mais tempo visitando outros blogs que escrevendo no meu ou respondendo comentarios. Nao consigo ter tempo suficiente para companhar todos os blogs que gosto ou retribuir todas as visitas. Nao consigo “achar” tempo para transformar meus rascunhos em posts. Fica entao tudo assim, um monte de boas intencoes nao colocadas na pratica, igual a trabalho mau feito.

A inspiracao de escrever me vem em momentos inusitados de reflexao e contemplacao, o que pode me dar um “ar” depressivo. Nao e’ o caso. Escrevo tentado decifrar um mundo desconhecido que habita em mim. Escrevo para exorcizar pensamentos. O blog sao como buracos na redoma da minha alma para deixar outros expiarem. Mas cada hora que passo escrevendo para o blog, sinto-me culpada por nao estar lendo, aprendendo ou praticando arquitetura. Sem arquitetura, desconheco quem sou. Conclusao: a ideia do blog que seria para ajudar a me conhecer melhor esta fazendo com que eu me afaste de mim…

As vezes eu REALMENTE me questiono o que eu estou fazendo aqui… Como um habito tao bom pode ser tao nocivo ao mesmo tempo?

6 Comments:

At March 01, 2006 7:35 PM, Blogger Andréa said...

Eu entendo exatamente o que vc quer dizer. As vezes fico aflita querendo ler todos os blogs que gosto, ou tentando responder e/ou retribuir visitas e comentarios. O lance eh o seguinte, Lu, o que nao te da prazer, vc joga fora. Deixa o teu blog aqui quietinho. Entra so quando estiver com tempo e a fim de escrever, e faz o mesmo quanto as visitas aos blogs alheios. Nao esquenta a cabeca de passar um tempao fora ou se desculpar por estar sem tempo. Todo mundo entende. Ninguem tem tempo. Nao deixe isso te atrapalhar a vida. Eh pra ser uma diversao, nao pra complicar.

 
At March 02, 2006 12:38 AM, Blogger Claudia said...

Como eu sempre digo, só vai funcionar se for bom vc(blogueira)... Não vale se cobrar, se virar obrigaçao, perde o encanto. E eu escrevo, paro, escrevo de novo, paro. Enquanto me fizer feliz, vou escrevendo. :)

 
At March 02, 2006 12:29 PM, Blogger Laurinha said...

Eu entendo, tambem sou assim. Quando ando muito ocupada, desapareco do meu blog, ai me perguntam se estou com preguica de escrever. As vezes ate bate uma preguica, mas na maioria das vezes, sao tantas as coisas acontecendo, impossivel escrever sobre tudo.
Nao esquenta nao. Escreve quando de vontade, quando tiver tempo, quando a inspiracao bater.
Beijocas
Olha, acho que ainda tenho o teu telefone que voce me passou uns meses atras. Me fala uma hora boa pra ligar, que eu te ligo pra gente bater um papo.

 
At March 02, 2006 2:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Muito bom esse post, Lu. Acho que o importante é a gente saber priorizar. Quando tiver que blogar, blogue sem culpa e com gosto.

:)

 
At March 02, 2006 11:14 PM, Blogger Claudia said...

Ei Lu, vc foi a ganhadora do sorteio lá do blog.. :) Nem sei se vc sabia que estava rolando... mas mesmo assim parabens! :)

 
At March 03, 2006 7:59 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu já pensei em criar um blog, e às vezes acho q vou me sentir assim como vc descreveu... daí acabo desistindo. Mas acho q deve ser assim comoas pessoas tão te aconselhando: faça quando tiver te sentindo bem, do contrário suma sem culpa. Falar é fácil né...
Beijos
Myrion

 

Post a Comment

<< Home