Wednesday, February 08, 2006

Curriculum "Escondido"

Ser boa professional nao depende apenas de um diploma e experiencia de trabalho. Existem requisitos que nao sao mostrados no curriculum vitae, mas importam tanto quanto o conhecimento que a pessoa possui. Na lista escondida eu incluiria a capacidade da pessoa de lidar com suas proprias emocoes e de se relacionar socialmente.

Uma arquiteta com quem trabalho, K (para nao revelar o nome), e’ uma maquina: e’ sempre a primeira a chegar no escritorio e a ultima a sair, almoca a frente do computador todos os dias, responde e-mails ao mesmo tempo que passa um fax, atende ao telefone ao primeiro toque e nunca deixa de digitar a ata da ultima reuniao. Fico estressada so’ de ve-la trabalhar. Penso comigo: uma pessoa dessa nao deve ter vida alem do trabalho... Nao tem filhos e nunca recebe ligacao de amigos. Nao lembro nunca dela ter tirado mais de 4 dias de ferias (geralmente por causa de um feriadao). Mesmo quando ela se ausenta, liga varias vezes para o escritorio para saber se esta tudo bem. Meu chefe e’ do mesmo jeito, entao e’ entendivel porque K ganhou o titulo de vice-presidente depois de trabalharem juntos ha 18 anos.

K, por outro lado, e’ uma pessoa cheia de indiossincracias que as vezes sao dificeis de se lidar. Diz amem para tudo que meu chefe fala, o que demonstra inseguranca em suas opinioes proprias. Quando ela discorda de meu chefe, eu quem fica sabendo, nao ele. Tem problemas de delegar tarefas. Nunca reconhece um erro; sempre a culpa e’ de alguem ou ela nao sabe como aquilo aconteceu. Ate ai, nada disso afetava meu relacionamento professional com ela. Gosto de conversar com ela sobre amenidades e politica: nos duas somos democratas. Contudo, tenho notado uma diferenca em sua atitude desde que voltei de viagem…

Ano passado, minha prioridade foi terminar meu mestrado e por isso evitei ao maximo qualquer responsabilidade maior dentro do escritorio. Isto e’, queria a liberdade de faltar o trabalho algum dia (geralmente por causa de estudo e apresentacoes para banca), sem achar que colocaria um projeto em risco ou deixaria um cliente irado. Esse ano minha atitude no escritorio mudou radicalmente. Tratei de chamar meu chefe para conversar e explicar que de agora em diante meu foco vai ser o trabalho. Quis demonstrar meu desejo de ser mais ativa e ter mais responsabilidade tanto na parte de design como administrativa dos projetos. A reacao diante do meu chefe nao poderia ter sido mais favoravel, ja a de K…

Ando sofrendo as consequencias dos quase dois meses que tirei de folga no escritorio para terminar minha tese e viajar de ferias. Perdi chances de trabalhar em projetos novos e ainda tive que repassar os que eu era responsavel para alguem dar continuidade por mim. Clientes e construtores nao estao mais me procurando para responder perguntas relativas ao projeto. Quando aconteceu, K me forcou a colocar a ligacao no speaker phone (viva voz?) para que todos pudessem escutar. Aquilo ali me corroeu por dentro. Ora, eu nao teria problema em perguntar a alguem caso eu nao soubesse a resposta. Tambem tive que escutar de K na ultima reuniao, numa voz emocionada, que nao era justo eu ter tirado dois meses de ferias e agora estar querendo “reinvidicar” projetos. E eu que pensava que ela estava sobrecarregada no trabalho… Confesso minha surpresa com tamanha reacao.

Tenho refletido bastante sobre tudo que tem acontecido. Tento interpretar a situacao de todos os angulos possiveis e buscar solucoes. A novidade e’ que K nao tem falado comigo desde que eu corrigi uma planta baixa que ela fez as pressas e que nao estava funcionando. Da para acreditar nessa? Onde fica o trabalho em grupo? Talvez o problema foi que eu disse que daquela forma era melhor. Imagino que ela interpretou que se a MINHA forma e’ melhor, a dela “sucks”… Paciencia.

E’ complicado lidar com personalidades diferentes no ambiente de trabalho, principalmente quando a visao e’ mais de competitividade e nao de crescimento mutuo e espirito de equipe. Imagino que todo mundo deve ter uma estoria parecida para contar... Eu tenho tirado muitas licoes de tudo isso… E’, tem coisas que ninguem encontra em livros, so’ a vida ensina.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
"We can't do much about the length of our lifes, but we can do plenty about its width and depth."
Evan Esar

5 Comments:

At February 09, 2006 1:55 AM, Blogger Andréa said...

Lu, que saco esse climinha no trampo, hein. Especialmente depois de uma viagem tão delícia que vc fez. Mas sabe o que eu acho? Acho que essa K além de insegura morre de inveja de você. E vc está certíssima na atitude de conversar com seu chefe e honestamente se colocar à disposição, agora que voltou das férias energizada e tem tempo de vir com tudo. Continue assim, vc está fazendo tudo certo. Seu chefe TEM que perceber que a K não está sendo profissional. Alguém sempre percebe. Continue fazendo a sua parte, e tente não estressar (o que eu sei que é difícil). Mas cabeça fria agora, e "focus" vai te ajudar a enfrentar essas situações chatas com a K até isso passar. E passa. Tenha fé. Uma hora passa.
Beijo.

 
At February 09, 2006 5:56 AM, Blogger Gabriel e Maria Luiza said...

oi Lu,
muito legal o que vc escreve aqui, estou orgulhoso de vc!
nossas novidades por aqui:
http://www.hornsbygadelha.blogspot.com/
ainda nem tive tempo de ligar pro teu pai...vou a Lyon hoje e estou pensando muito nele.
Beijo

 
At February 10, 2006 5:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Menina, que mulher louca! Faz o seu tranqüila que gente assim tende a se embananar com as próprias pernas e cair sozinha. Sim, acho que isso acontece em todo canto. Ou pelo menos na maioria dos escritórios e acho que a análise que você fez dela está correta: insegurança, e da braba! Nossa, deve ser um saco trabalhar assim. Fica zen. Beijos. Pops. www.enviadaespecial.zip.net

 
At February 10, 2006 6:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Pelo menos você me parece ter serenidade para lidar com a K., que me parece bem imatura e ciumenta.

 
At February 13, 2006 2:53 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Lu, da uma ligadinha para meu celular. Quero perguntar sobre o programa de sabado.
Meu numero eh 617 970-3627

Cabeca fria!

 

Post a Comment

<< Home