Thursday, September 15, 2005

Iluminacao de maquete: um quebra-cabeca















Maquete de um estudante da BAC

Essa foto foi do projeto final de um estudante da BAC ano passado. Depois de assistir a apresentacao, tirei essa foto com meu Zire 72 porque achei a maquete interessante. Tenho que fazer uma maquete nessa escala para meu projeto nas proximas duas semanas. Estou quebrando a cabeca para ver como vou colocar essa iluminacao por dentro para conseguir o efeito de luz durante a noite como desejo. O problema e’ lembrar de nao colar pecas antes do tempo…

Talvez seja hora de eu comecar a usar de verdade o estudio reservado para mim na escola. Meu espaco la' (tres mesas em forma de "U") ate agora so' esta servindo para guardar as maquetes e desenhos das apresentacoes anteriores. Ja que paguei o valor de um semestre inteiro sem ter mais nenhuma aula (!!!), nao me sinto culpada de estar “ocupando” espaco sem estar la. O bom de usar o estudio como espaco de trabalho e’ poder interagir com outros estudantes que tambem estao desenvolvendo seus projetos finais. Bom e ruim. Ter gente ao redor geralmente distrai muito, ja que o pessoal fica puxando papo. Contudo, na troca de ideias surgem mais ideias. Fora isso, tem outras diversoes. A geladeira e’ sempre uma confusao, ninguem sabe de quem e’ a comida de quem. A mesa de ping-pong virou zona, esta sendo usada pelos estudantes para colocar materiais em cima. Hesitei em ir para la porque acho mais coveniente trabalhar em casa de pijamas se quiser, comida sempre a mao e sem ter que gastar o tempo de ida e vinda ate o studio. Como sei que agora a bagunca vai ser grande, estou achando melhor separar: desenhar, ler e escrever em casa, desenvolver maquetes no estudio. E’ isso. Provavemente irei me isolar no meu estudio esse fim de semana para trabalhar na minha maquete. Isolar mesmo; meu computador fica em casa! Vou deixar de me distrair com gente virtual para me distrair com gente de verdade...

Espero poder traduzir, em miniatura, o que tanto tenho defendido em termos de materialidade, iluminacao e espacos para meu projeto…

11 Comments:

At September 16, 2005 11:34 AM, Blogger Laurinha said...

Muito bonita a maquete! Nao sabia do trabalho que era para iluminar. Gosto de aprender coisas novas e interessantes assim! Eu daria uma boa arquiteta, acho! Gosto de trabalhos que mexem com a nossa criatividade.

 
At September 16, 2005 12:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi, Lu. Obrigada pelo comentário e queria elogiar sua delicadeza. Maquetes sempre me apaixonaram, desde pequena. Tive dois arquitetos em casa (meu primo e minha irmã) e sempre me perguntava como eles podiam fazer aquelas "casinhas" tão lindas. Beijo. Pops

 
At September 16, 2005 2:01 PM, Blogger Angel said...

Olá Lu,
Seu blog é muito legal e interessante!! Eu adoro maquetes, mas odeio monta-las. Levo mais jeito com perspectivas a mão, croquisadas, com aguadas..etc.

Com volume de projetos, as vezes não dá tempo de fazer algo mais artistico. A maior parte do tempo estou as voltas com maquetes eletronicas...rsss

Imagino o trabalho que seja para iluminar internamente... desejo boa sorte para vc!!

Vou voltar sempre, viu?
Um abraço grande :)
Angelica

 
At September 16, 2005 2:01 PM, Blogger Angel said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At September 16, 2005 2:03 PM, Blogger Angel said...

Meu comentario saiu repetido, então apaguei o segundo!!
Abraços

 
At September 18, 2005 1:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Luciana, ZIRE 72 é uma nova marca de digital?
Maquete parece, pra mim, coisa de brinquedo. Lindas.
Liliane

 
At September 19, 2005 12:52 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Oi Laura, Pops e Angelica!
Sim, maquetes sao uma otima forma de representar em 3D algo que plantas e cortes nao conseguem expressar tao bem. Existe, porem, uma grande diferenca entre uma maquete analisada pelos olhos de um arquiteto e os olhos de um leigo... Para nos, a beleza nao esta necessariamente na forma em si, mas na traducao fisica de conceitos e ideias... Os espacos gerados que exploro nao estao surgindo da construcao da fachada exterior "para dentro", mas ao contrario: do entendimento das sensacoes internas do uso do espaco como definidoras de seu exterior. A maquete portanto, nao pode traduzir um numero de sensacoes associadas a efeitos de luz, cheiro, sons, cores, etc.
Garanto que toda forma, por mais que fuja dos padroes comuns associados a beleza, e' percebida de maneira diferente quanto maior for o conhecimento dos motivos de criacao por tras das formas. O trabalho de investigacao que venho fazendo para meu projeto me levou a elaborar formas que foram totalmente novas para mim. Se eu o mostrasse aqui sem grandes explicacoes, garanto que muitos poderiam achar ate caotico :-). Contudo, garanto que o que poderia gerar estranheza numa primeira impressao, seria digerido saborosamente apos a explicacao das teorias que geraram o resultado. Existe harmonia no caos... ehehehe Sei que nenhuma das escolhas para meu projeto foi aleatoria, pois sao fruto de respostas ao conceito que estou explorando: o questionamento do pensamento dualisto entre razao e emocao, corpo e mente, masculino e feminino. O problema e' que andei criando formas complexas e montar a maquete tem sido um projeto a parte... Ja nao acho que vou termina-la em duas semanas, mas... Espero que ao final eu possa expo-la aqui tb!:)

 
At September 19, 2005 12:55 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Lili, o Zire 72 e' a marca do meu palm pilot. Eu o mencionei porque ele e' meu quebra-galho para registrar algo quando estou sem minha maquina e p/ justificar que a qualidade da foto nao ta la essas coisas, ja que as fotos sao de 1.0 pixels, acredito. Quanto a parecer um brinquedo, achei muita graca de vc ter dito isso.

 
At September 20, 2005 5:02 PM, Blogger Sheila said...

Pois é, para nós leigos, maquetes parecem brinquedos, sim. Lindas cidades em miniatura. No entanto, não é difícil imaginar o quanto são difíceis de serem idealizadas e preparadas. Não tenho coordenação motora para isso, mas admiro muito o trabalho de quem tem.
Boa sorte com o seu projeto, Lu. E tira fotos depois para nós vermos como ficou, tá?!
Beijos!

 
At March 23, 2007 4:36 PM, Anonymous Anonymous said...

muito bom seu trabalho...
parabens... depois da uma passadinha no meu blog se for possivel...
la tem varias maquetes eletronicas...
t+

www.flogao.com.br/projetosthiago

 
At August 23, 2007 4:57 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá sou do ES e meu sonho é ser arquiteta,tenho assinatura de revistas e pesquiso bastante sobre os assuntos atuais,tbm arrisco a fazer uns projetos de idéias q vem a minha cabeça(que são muitos...rsrsrs)e adoro fazer maquete-eletronicas ou fisicas.
Tenho 24 anos e vou prestar vestibular este ano na federal,aqui faculdade particular deste curso só tem 2 e as mensalidades são muito caras.
Adorei o seu blog,gostaria de mater contato.
Meu email é dannykris@uol.com.br
Abraços
Danielly Esteves

 

Post a Comment

<< Home