Saturday, September 10, 2005

Carta a Leila, uma mulher de pulso forte

Leila,

Tomo café e me preparo para o trabalho com a tv ligada no noticiario nacional. No metro, a caminho do trabalho, leio o jornal. Termino e inicio uma das 6 revistas que tenho assinatura ou algum livro que estou lendo no momento. Quando bate inspiracao, escrevo para esse blog. No trabalho, mantenho o radio ligado discretamente na estacao NPR (National Public Radio) o tempo inteiro: mais noticias (incluindo da BBC), entrevistas e debates sobre os assuntos atuais. Durante o corre-corre no trabalho, dou minhas fugidas para checar a internet: arquitetura e noticias sao meus topicos favoritos. Agora tb incluo minha nova fonte de informacao: blogs! Na volta do trabalho, caminhada de 45 minutos (quando da coragem). Janto assistindo a CNN. O restante da noite, umas 2 hrs e meia, trabalho na minha tese ate o cansaco deixar… Procuro evitar me distrair com um telefonema ou tv (nem sempre consigo resistir)… Antes de cair no sono, mais noticiario… Essa tem sido pretty much minha rotina da semana de uma forma generalizada, mas perfeita para ilustrar onde quero chegar.

Leila voce tem razao, eu deveria ter checado a credibilidade do autor antes de divulgar um texto no blog (chequem o comentario no post anterior). Deveria, mas nao pude. Fica para lista de muitas coisas que gostaria de ter tempo de fazer mas nao tenho. Nao na minha atual realidade, como descrevi acima. As noticias ate chegam a mim, o dificil e' eu ter tempo de recicla-las para criar textos meus...
Acredito em ouvir os dois lados das estorias incondicionalmente. Sou defensora da diversidade de opinioes e o conceito de lideranca baseado no entendimento de tais diversidades. Afinal, ninguem governa para uma percentagem da populacao. O dificil e’ ver pessoas que super valorizam o direito de propriedade e sao preocupadas in saving their own asses, demonstrando interesse em pessoas, no “nos” antes do “eu”. A turma da direita entende bem do assunto. Isso e’ aqui, no Brasil, ou em qualquer outra parte do mundo…

Quis contrabalancear a analise de uma situacao onde um apedreja e outro afaga, mas o momento foi inoportuno... Dessa vez, esta sendo dificil encontrar qualquer justificativa para ineficacia de resposta das autoridades desse pais. Nao ha contra-argumentacao que me convenca. Contudo, e’ triste ver como as pessoas em outros paises misturam seu odio ao presidente com uma certa indiferenca pelas vitimas por serem “americanas”. Foi esse o simples ponto que quis combater. Nao devemos esquecer nossos valores humanos. Da mesma forma, se nao existissem outros exemplos que “funcionam” nesse pais, ele nao continuaria atraindo milhoes de imigrantes todos os anos… Muitos sao baseados em ilusoes, verdade. Mas tantos outros baseados em estorias reais de imigrantes que foram bem sucedidos aqui. Comparo com as estorias dos mensaloes no Brasil, onde o momento politico, tambem vergonhoso, nao me faz diminuir o que amo em relacao ao meu pais.

Divulgar um link e’ deixar o leitor tirar suas proprias conclusoes ou ir checar informacoes que parecem nao “cheirar bem”. O texto do Olavo de Carvalho esta cheia delas. Obrigada pelos links que demonstram isso. Economizei a trabalheira de ter que isolar sentenca por sentenca para analisa-las. Escrever sobre politica exige responsabilidade, o que para mim e’ traduzida como “tempo para pesquisar fontes de informacoes que eu possa assegurar”. A verdade crua nunca esta na superficie, precisa ser escavada. Nesse caso, acho conveniente deixar os profissionais de platao fazerem esse trabalho. Aconselho aqui as imperdiveis leituras do
Smart Shade of Blue, o Idelber, o seu, e as minhas novas descobertas: Marcus Pessoa e o Livre Pensamento, entre outros. Sao pessoas que saem de seus umbigos e conseguem esbanjar informacoes uteis e criticas interessantes. Cada um com seu ponto de vista, claro. Os blogs de direita nao conheco um que valha a pena :-), mas confesso que ja os visitei.

Tenho mantido esse blog com textos e imagens pessoais. Empolguei-me para colocar algo sobre o Katrina aqui porque todas as emocoes das ultimas duas semanas envolvem o furacao. Na falta de tempo, divulguei textos que encontrei nas minhas andancas dpela net. Em outras epocas, poderia ter me dedicado a fazer uma melhor abordagem do assunto. Minha tese nao me deixa. Alias, meu projeto esta com tanta coisa acumulada para ser resolvida que tenho medo de me arrepender ate do tempo que gastei com o blog durante as semanas finais da entrega…

Eu ainda sou verde na blogosfera. Noto que outros blogueiros ja se conhecem ha tempos. Iniciei isso aqui na total ilusao que quem me visitaria seriam apenas minha familia e amigos. Ledo engano. Amigos no leem blogs e familia se resume a meus pais e uns primos invisiveis que dizem me visitar. Percebi que a maioria dos leitores de blogs, tem blogs. Tudo isso foi novo para mim. Agora percebo como os blogs se comunicam entre si. Acabei descobrindo uma turma de pessoas interessantissimas e inteligentes por aqui. Adorei ver mulheres com voz politica e opinoes fortes (viu, Leila?). Espero ter o prazer de conhecer muitas delas pessoalmente um dia.

Pois e’, comecei esse blog de uma forma leve e sem me levar a serio demais… Isso para mim significava escrever livremente sem me demorar mais de 15-30 minutos em um post... Depois da tese, vou ter meu tempo liberado para escrever sobre minha verdadeira paixao: arquitetura. Politica como segunda opcao. Por enquanto, venho aqui para desabafar ou para diminuir meu nivel de estresse… Despejo de ideias de uma mente inquieta… Minha voz politica se limitara as caixas de comentarios pelos blogs alhures.

Leila, continue com sua voz ativa! Tem muita gente interessada no que vc tem a dizer! Ate a proxima, entao!

Luciana.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

PS: Quarta-feira tenho uma reuniao com meu engenheiro estrutural. Descobri que ele era um dos associados da
ARUP engenharia e ja desenvolveu projetos com Frank Gehry e Renzo Piano (http://194.185.232.3/). Cool! Alem disso, estou determinada a ler o livro Sensory Design ate minha proxima apresentacao, em um mes. Tenho muito a fazer pelos proximos dias. Infelizmente, meu tempo no blog sera cada vez mais curto... Desculpo-me antecipadamente se eu demorar a voltar aqui para responder comentarios...


12 Comments:

At September 11, 2005 12:07 AM, Anonymous Anonymous said...

Ai Lu, não encare meu comentário abaixo como uma crítica de que você "deveria ter checado a credibilidade" do autor antes de linkar para o texto. Sei muito bem que não temos pretensão aqui de fazer jornalismo ou blog profissional para termos tempo para esse tipo de coisa; isso aqui é nosso hobby, nossa válvula de escape, nossa sala de visitas. Eu só queria te dar um toque sobre quem era o Olavo de Carvalho, pois imaginei que você não o conhecia (assim como eu, que, fora do Brasil há mais ou menos o mesmo tempo que você, nunca ouvira falar no sujeito antes de ler sobre ele nos blogs). Por favor, não se sinta inibida em falar sobre política ou sobre qualquer assunto aqui, viu? Pelo contrário, eu quero que você se sinta empowered para isso. Só não prometo concordar com tudo! Mas com minha amizade, pode contar. Um abraço.

 
At September 11, 2005 6:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Lucina, se Olavo de Carvalho é reacionário como diz a Leila, é problema dele, não acha? E se ela não gosta, não leia os textos dele.A gente não pode ter opinião diferente dele ou dela? Eu, aqui desse podre basil não gosto nem confio no PT. E daí? Isso é problema meu. Talvez seu erro tenha sido não informar de quem era o texto. Só isso, Luciana. To com vc.

 
At September 11, 2005 6:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Luciana que mania que esse povo daqui tem de querer manipular a opinião dos outros.
Beijo,
Liliane

 
At September 11, 2005 6:03 PM, Anonymous Anonymous said...

Luciana, Olavo de Carvalho tem todo direito de ser reacionário, se é que é. Acho que ele incomoda quem não quer deixar que se tenha livre arbritio.
Beijo,
Liliane

 
At September 12, 2005 11:55 AM, Anonymous Anonymous said...

Luciana, eu realmente não conhecia esse Olavo de Carvalho. O que foi ótimo porque pude ler o que ele escreveu sem preconceitos. Dei uma visitada no site dele. Gostei de uma coisa. Desgostei de outras. Quando ele fala de política, parece meio maluco mesmo. Mas ele tem textos muito bons. O problema é que ele bate num negócio que brasileiro odeia: a responsabilidade de cada um. Brasileiro adora colocar a culpa nos outros: no governo, nos partidos, no Bush. A culpa é de todo mundo, menos dele. Outra coisa: "reacionário", "comunista", etc. etc. etc. são apenas palavras. O mundo não pode ser etiquetado assim. A não ser, é claro, por pessoas que têm preguiça de pensar. Um abraço. Pops.

 
At September 12, 2005 12:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Outra coisa: "checar a credibilidade" de alguém é o cúmulo do preconceito. Como assim? Quer dizer que se uma prostituta me disser algo, não devo acreditar porque ela é uma prostituta??? O que significaria checar a credibilidade de alguém na Alemanha nazista, por exemplo? É assim que funciona? Para checar a credibilidade de alguém, só confio no meu próprio feeling. A minha opinião é que essa moça Leila disse um monte de besteiras, embora com boas intenções. Leila, se eu fosse você checaria esse hábito de checar a credibilidade dos outros. Aprenda a pensar com sua cabeça que o resultado vai ser melhor. Abraços, Pops.

 
At September 12, 2005 12:17 PM, Anonymous Anonymous said...

Estou gostando dessa discussão aqui e do blog. Voltarei

 
At September 12, 2005 11:11 PM, Blogger Sheila said...

Reacionário, canalha,comunista...seja lá o que o Olavo de Carvalho for, o certo é que tem o direito de se expressar da maneira que bem entender. Cabe a nós formamos nossa própria opinião a respeito dos textos dele ou de quem quer que seja.
Acho ótimo que vc coloque aqui "os dois lados da moeda", independentemente de sua opinião pessoal sobre o assunto. Isso é realmente viver "democracia" e"liberdade de expressão".
Continue assim, Lu. São esses detalhes que fazem seu blog especial.

Beijos!

 
At September 12, 2005 11:46 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Queria so fazer um comentario sobre todos os comentarios…

Minha ideia de “checar a fonte” e’ um pouco fruto de meu pensamento academico, onde o tema que escrevo tem que ter respaldo de alguma referencia bibliografica… A diferenca e’ que dessa vez o texto nao era meu, so' fiz o convite a reflexao. A intencao foi didatica. Pessoas que gostam de informacoes como eu, nao se saciam ao conhecer um ponto de vista. Tambem nao compro essa estoria de que a direita e’ toda ma’ e que a esquerda e’ dona da razao. Olhando bem de perto, a busca pelo poder acaba por igualar muitos politicos de lados diferentes…

Nao senti nas palavras de Leila o desejo de me influenciar, mas a reacao de espanto de quem ja percebeu que meu lado democrata nao condizia com um texto tao de direita… Achei ate graca. Como nao conhecia o sujeito, nao quis defende-lo, pois me faltou conhecimento suficiente e tempo para checar seus polemicos argumentos. Seguindo meu “gut feeling”, muitos de seus argumentos sao extremamente exagerados e falsos, outros fazem ate sentido. Dai a concordar ou nao vai de cada um.

Ninguem esta aqui para mudar a opiniao de ninguem, mas para defender as suas. Normal que uns o facam com mais paixao quando o assunto lhes e’ de maior interesse. Triste sao pessoas sem opinioes ou que criticam por criticar. E isso e’ que faz os blogueiros serem interessante: eles provocam as pessoas a pensarem. Por isso, nao me importa se eu vou concordar ou nao com o que a Leila ou qualquer outro blogueiro escrever (ou vice-versa). Que graca tem a unanimidade de pensamento? Quem precisa de aceitacao constante sao pessoas inseguras. O que nao abro mao e’ do respeito mutuo ao se criticar ou contestar ideias. O resto e’ adrenalina! E’ tudo aquilo que faz o sangue correr quente nas veias…

 
At September 14, 2005 12:46 PM, Blogger Laurinha said...

Olha so, eu sempre digo que quando o assunto eh politica, eu sou leiga. E sou mesmo. Tenho aprendido muito nesses dias nos blogs como o da Leila, o da Denise, o do Fernando, etc. Nunca nem tinha ouvido falar nesse cara antes, o tal do Olavo de Carvalho (Santa ignorancia minha, Batman, lol), entao, olha ai, mais uma licao pra mim, vir aqui ler o seu blog e ver tudo isso. Mas nao sabendo quem ele eh, pra que time torce, eu fui la ler o artigo dele que voce postou aqui, e devo dizer, que concordo com muitas das coisas que ele citou.

 
At September 14, 2005 9:53 PM, Anonymous Anonymous said...

Parabéns Luciana e publique, escreva no seu blog o que vc quiser.
Liliane

 
At September 25, 2005 1:05 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Lu,

Obrigado pela citação.

Eu vivo falando do OdeC. Em geral para meter o pau. E assim vamos levando a vida. :)

abçs

 

Post a Comment

<< Home