Thursday, June 01, 2006

Apos digerir um elefante…


Eu, feliz da vida

Pergunta: Como se come um elefante?

(pausa para pensar)

Resposta: Com uma garfada de cada vez.

Alguns sonhos podem ser interpretados como um elefante: algo tao grande que parece impossivel poder ser digerido. Algumas garfadas sao mais dificeis que outras, mas com paciencia, otimismo e muito esforco a gente acaba conseguindo.

Apos 5 semestres de aula e aproximadamente 1 ano e meio de tese (1 semestre escrevendo a proposta + 2 semestres desenvolvendo o projeto + 2 meses documentando tudo em um livro), eu digeri mais um elefante na minha vida: recebi o diploma pelo meu mestrado em arquitetura. Esse foi grande mesmo. No meu primeiro ano aqui nos EUA, empenhei todas minhas energias e esforcos em juntar a grana e aperfeicoar meu ingles p/ ser aceita no mestrado. Como eu nao conhecia ninguem que tinha conseguido pagar um curso superior e ao mesmo tempo bancar os custos de vida aqui por conta propria, isso parecia impossivel para mim tambem. Mas nao e’ minha intencao repetir minha estoria aqui, so gosto de conta-la para incentivar outras pessoas que passam pelas mesma duvidas e ansiedades que eu passei no comeco de minha vida aqui nos EUA.

A efemeridade da vida me impressiona. Tudo passa. Tudo sao castelos de areia que construimos e o mar depois vem e destroi. O mar e’ o implacavel tempo. O que realmente importa hoje, amanha e’ memoria. Dai a necessidade de tudo que construimos em nossa vida ter uma forte fundacao, para assim termos a esperanca de que aquilo que erguemos ficara “de pe” pelo menos durante nosso breve periodo de vida nesse enorme e diversificado planeta. Tal fundacao tem que ser sempre baseada em valores duradouros e firmeza de carater. E’ assim que tenho tentado construir minha carreira, por isso hoje posso olhar para tras e me orgulhar de que venho tentando meu melhor. Contudo, confesso que a sensacao de culpa bate quando, na ansia de cuidar do que e’ urgente, tantas vezes nao cuidei do que me e’ essencial. Ao mesmo tempo que eu estava entretida tentando digerir meu elefante, tentei muito nao negligenciar outros aspectos da minha vida. O que ja era dificil durante o processo da tese, tornou-se impossivel particularmente nesse ultimos dois meses antes de minha formatura. Nao nego, o estresse tomou conta e eu me tornei uma versao pior de mim: tempo para familia, amigos, ir para o escritorio, meditacao, malhacao, blogar, ler, tv, etc, etc, tudo foi p/ o beleleu. Ainda estou tentando reorganizar meu mundo exterior e interior, comecando de dentro p/ fora. Vivo um tempo apropriado para reflexao e para colocar a “casa” em ordem.

Ainda nao me acostumei com a ideia do fim. Tudo isso ainda e’ muito novo para mim. Ainda acordo no meio da noite e tenho o impulso de rapassar mentalmente as coisas p/ fazer no dia seguinte. A constante sensacao de que nao ha tempo ainda me persegue. Eu tenho que me dizer: “it’s ok, it’s over now”. Acho que eu usei a palavra “sonho” para me referir ao "elefante' por causa dessa sua conotacao de ser algo fora da realidade. Daqui para frente usarei a palavra objetivo ou meta para dar a ideia de coisas concretas e mensuraveis, isto e’, algo mais realista. Talvez eu nao me acostumo com a ideia de fim porque eu vejo minha conquista como a possibilidade de novos comecos. Na realidade, e’ justamente por isso que em ingles as cerimonias de formatura se chamam “commencements”, por representarem o comeco de algo novo. Entao o meu momento presente e’ apenas uma transicao entre a conquista de um velho sonho e o planejamento de novos objetivos. Porque sem objetivos me guiando eu questiono minha propria existencia, entao estes precisam sempre ser renovados.

Ficam as fotos para mostrar um pouco dos momentos do coquetel e de minha formatura:
http://www.flickr.com/photos/lubraga_triplett . Infelizmente as fotos nao revelam o que passou por dentro. Ter minha familia ao meu lado num momento tao significativo na minha vida foi de uma felicidade indescritivel. Porque no fundo tudo que a gente faz e’ para dar orgulho aqueles que amamos.

E assim encerro mais um capitulo de minha vida.

19 Comments:

At June 02, 2006 12:29 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi, Luciana,
Emocionado, como se eu fosse um dos seus professores, colega que sou, mas ex-professor de Universidade e protagonista de um enorme número de colações de grau,dou meus parabéns pelo seu feito, valorizado, e eu sei bem como é, pela dimensão dessa conquista.
Vi todas as fotos da colação,e, indo a fundo, todas as outras do seu Flickr.
Parabéns e um beijão, extensivo a todos que puderam proporcionar essa vitória.
fernando cals

 
At June 02, 2006 1:03 PM, Blogger pisconight said...

Parabéns pela sua formatura!!
;)

 
At June 02, 2006 1:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Ler a tua explanação é uma injeção de ânimo de ir em frente. Parabéns mais uma vez, não só pelo mestrado, mas pela tua capacidade de ir em busca do sonho. Qualidade que muito admiro e me fazem te admirar mais.
Beijos querida, e aproveite essa conquista. Que ela seja o inicio de muitas outras !
Elenara Leitão

 
At June 02, 2006 2:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Luciana, valeu hein?!!! Depois de tantos esforcos, sacrificios, noites mal dormidas, abdicacoes, oracoes, valeu.Apesar da efemeridade da vida, como voce mesmo citou. Tudo vale a pena, quando a alma nao eh pequena.laercio

 
At June 02, 2006 4:20 PM, Blogger Lilica said...

Eu mudaria a frase que vc terminou o post para: "E assim começo mais um capítulo de minha vida!"

Fiquei emocionada com teu relato, já passei por situação semelhante e sei exatamente o que está sentindo...

Parabéns. SUCESSO.

Bjos,
Alline

 
At June 02, 2006 5:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Lou, maravilhoso! Que orgulho para voce e todos que te conhecem! Lindo post, linda foto!!!
Beijos enormes,
Van

 
At June 02, 2006 11:25 PM, Anonymous Anonymous said...

Parabéns mais uma vez! Amei a foto com a flor, ficou linda. Eu lembro que minha formatura da faculdade foi um dos dias mais felizes da minha vida... Imagina você, se formando no mestrado, aí nos EUA! É um triunfo! Beijão

 
At June 03, 2006 1:06 PM, Blogger Andréa said...

Parabéns! E que post inspirado. Inspirado e inspirador. Eu sou igualzinha a vc, faço novos planos toda hora, e sinto até uma ponta de culpa quando sobra tempo, acho estranho. Falta alguma coisa.
Certíssima vc em falar de objetivos, não sonhos. Se chamamos tudo de sonhos, nada se realiza de verdade. É a força da palavra.

Vc por se esforçar em ser uma profissional competente e uma pessoa melhor acaba de ser recompensada. Curta muito, cuide de vc agora, e não se deixe mais de lado.

Agora tá na hora de mudar o teu perfil aí do lado, né? É formada, não mais mestranda. Congrats, always!

 
At June 04, 2006 3:39 AM, Blogger GlamBlamBlam said...

Parabéns !
Gostei da cerimônia com esses trajes. Na França não temos, e acho que falta essa oficialização da formatura.
Gostei da sua frase, que o que fazemos é para o orgulho dos que amamos. É linda e certa.
Beijos.

 
At June 04, 2006 8:31 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Fernando, nao sei como agradecer palavras tao atenciosas! Imagino como foi p/ vc poder dividir essa felicidade em um momento tao definidor nas vidas de seus ex-alunos. Como colega, tambem aprecio o fato de nos compartilharmos das dificuldades enfrentadas em nossa profissao e as lutas que passamos durante a construcao de nossas carreiras. Afinal, aqui ou ai, a paixao e' a mesma (arquitetura) e as lutas sao as mesmas, so' que aplicadas a realidades diferentes. Obrigada pela visita, pelos parabens e volte sempre!:)

Psiconight, valeu mesmo!:)

 
At June 04, 2006 8:50 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Oi Elenara, muito obrigada querida! E' sempre bom saber que a gente exerceu uma impressao positiva em alguem, ainda mais quando se trata de uma pessoa que ja tem uma personalidade forte como voce. Pois saiba que admiracao e' mutua, e que eu tambem torco por voce em suas conquistas! Bjs.

Laercio, essa frase e' uma das minhas preferidas (e' de Fernando Pessoa, nao? a memoria ta falhando...). Pois e', o importante na vida e' a gente nunca desistir daquilo que acreditamos, sejam la quais forem as dificuldades. E vc? Ainda esta por aqui? Esqueci de lhe perguntar ate quando vc ficaria por aqui... De noticias, agora estou com mais tempo :).

 
At June 04, 2006 9:02 PM, Blogger Lu Braga Triplett said...

Alline, Vanessa, Leila, Andrea e Horvallis: Agradeco demais o carinho das palavras e pela parabenizacao que me deram! Uma coisa que eu gosto muito de blogar e' quando desenvolvemos uma empatia pelo blogueiro(a) a ponto de vibrarmos sinceramente com as conquistas do outro (essa atitude de seres humanos altruistas), ja que tambem participamos de tantos momentos definidores na vida daquela pessoa ate ela chegar ali. As que me acompanham por aqui, como Andrea e Leila, sabem bem do que eu estou falando, verdade? (ja desabafei bastante meus aperreios por aqui, hehehe). As novatas, que bom que vieram em momento um feliz da minha vida, esperem que voltem para os proximos capitulos!:) Beijos a todas!

 
At June 05, 2006 1:04 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Lu, sim, a frase eh de Fernando Pessoa. Gosto muito do Saramago, tambem. Estarei por aqui ate 28 proximo, depois retorno para o Brasil.meu email joseghidini@yahoo.com. um abraco.laercio

 
At June 05, 2006 5:36 PM, Blogger Claudia said...

Lu, parabens pra vc, pela conquista que eu sei que não é nada fácil! Estou aqui, bem no comecinho, vendo meu elefante ficar cada vez maior... parece que mais garfadas eu dou, maior ele fica. Mas tem nada não. Adorei ver sua expressao serena e de felicidade na foto de formatura. Comemore! Um beijo enorme...

 
At June 05, 2006 11:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Lulissss, Precisou de sal de frutas??? Em caso afirmativo, já vou estocando pra mim de agora...rssss...Menina, se tudo isso já assusta aqui, perto de casa e do colinho de todos, imagino o que significou pra vc essa conquista, querida amiga...Estamos todos orgulhosos!!!
Bjs, Renata Marinho Costa.

 
At June 07, 2006 4:21 AM, Blogger Lucia Malla said...

Lu, parabens!! Esse eh realmente um momento inesquecivel na sua vida, curta-o e reflita bastante. Uma Vitoria com V maiusculo. Q o caminho futuro seja cada vez mais cheio de bons desafios e conquistas! Beijos.

 
At June 17, 2006 10:53 AM, Blogger Laurinha said...

Vamos atualizar isso aqui, ne? hehe!

 
At July 29, 2006 8:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi, como vão?
aqui é Brenda neta do seu tio Jaime, filha de jaiana!
estou aqui do lado de gustavo na sua casa!
gostei muito do seu BLOG!
está muito interessante!
beijos!
bom final de semana!

 
At January 28, 2007 9:32 PM, Blogger Tess said...

Oi Lu! nao a conheco e vc nao me conhece. "Esbarrei" no seu blog por acaso... coisas do acaso!

Eu moro sozinha em Nova York, e tb tenho uma longa estoria de determinacao, esperanca e objetivos. Deixei tres filhos no Brasil pra buscar este sonho de "accomplishment". Porisso... entendo perfeitamente o que significa ter que comer um "elefante a garfada".
Sou aquariana como vc (so podia ser!), e tambem tenho um blog, pra extravasar minhas emocoes neste mundo conturbado.

Congratulations for this terrific milestone in your life! Que seu futuro seja brilhante e muito feliz! :)

Maria Teresa (Tess)
www.strongconnection.blogspot.com

 

Post a Comment

<< Home