Thursday, May 05, 2005

Em um Minuto

“Em uma sentenca, Lu”. Meu professor tenta conter meu impeto de me prolongar na resposta a outro aluno. Eu tinha acabado de fazer minha apresentacao e nao poderia me extender alem do tempo permitido para duvidas e comentarios. Mordo a lingua. Ser suscinta. Que desafio... Escolher as palavras com tanto cuidado que saiam na me-di-da, nem mais nem menos. Outro crime: usar termos que generalizam; estes enfraquecem o discurso e esvaziam o conteudo. Exemplo, nada de “o filme foi otimo”. Nao diz nada. Fora de questao numa aula que procura aprimorar nossa comunicacao (Oral Presentation Skills). Eu penei na aula de Ideas & Design para escrever defesas limitadas a 300 palavras e agora nem falar eu posso com liberdade. Hum. Tambem nao e’ assim... O desafio e’ concentrar na essencia do pensamento, podar tudo aquilo que e’ extra ou que desvia a atencao, e nao limitar ideias. E’ como assitir um debate politico na CNN e escutar o host do programa dizer no final: “ok, um minuto para cada um encerrar!” E a mensagem sai mais poderosa que os outros 20 min do debate. Comparando com arquitetura, e’ como tirar todos os acessorios do ambiente e poder reconhecer a presenca das linhas principais definindo o espaco. Em um minuto podemos extrair a essencia minimalista de tudo…

Ops, meu minuto acabou.

2 Comments:

At May 06, 2005 10:12 AM, Anonymous Anonymous said...

Em 1 minuto eis meu breve comentário. Realmente às vezes é difícil expor nossas idéias num tempo tão curto, principalmente quando é algo que gostamos muito. Lembro-me que quando apresentei meu Trabalho Final de Graduação no início achava um absurdo ter só 20 min pra expor 6 meses de pesquisa, mas consegui! Ops, já passou mais de 1 min...

 
At May 06, 2005 10:10 PM, Anonymous Anonymous said...

Na minha nada humilde opinião (rs), acho que vc tá se saindo muito bem. Beijo, Philio

 

Post a Comment

<< Home